Um canteiro de sabedoria

Projeto “Horta Educativa” encerra atividades do
ano com a mesa farta de alimentos e de aprendizado

“Na minha casa estou fazendo uma horta, assim todos que moram comigo vão poder sentir o gosto de plantar seu próprio alimento. Eu espero que a ‘Horta Educativa’ possa progredir por muito e muito tempo, pois ano que vem irei estudar em outra escola, mas nunca me esquecerei dos momentos felizes que eu passei aqui e, principalmente, desse projeto”.
O depoimento acima é da aluna Maria Luiza, da Escola Municipal José Gonçalves da Silva, ‘Seu Juquinha’ –, localizada no bairro Liberdade em Moreira César. Ela e dezenas de crianças participam do projeto “Horta Educativa”, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba através de convênio com o Fussesp.
A iniciativa trabalha a alimentação saudável, oferecendo atividades práticas na horta e proporcionando ainda aos alunos e a seus familiares enriquecimento do aprendizado por meio das cartilhas educativas – que permitem que o projeto se estende a cada lar, ultrapassando os muros da escola: isso é aprendizado mútuo!
“Ver a educação ser partilhada com a família. Vendo o envolvimento dos pais. Perceber que as crianças estão entendo de alimentação saudável no início da vida escolar e dessa forma, valorizam o plantio. Enfim, os benefícios são muitos e a nossa alegria é imensa em, mais uma vez, ver um projeto tão lindo como esse, literalmente, dar frutos”, destacou a presidente do Fundo Social, Cláudia Vieira Domingues.

“Horta Educativa”: sementes de conhecimento

Os alunos participam de todo o processo da horta, desde o plantio até a colheita. Eles, os professores e os cuidadores da horta regam as plantas e realizam as colheitas de alface crespa e lisa, de rabanetes, entre outros legumes e verduras. Além da escola ‘Seu Juquinha’, o projeto atende ainda a escola Julieta Reali no bairro do castolira. Vida longa ao projeto!

“Meu nome é Agatha. Eu gostaria de falar que a ‘Horta Educativa’ foi uma boa coisa. Para a escola, eu gostei muito da colheita do rabanete, foi uma coisa legal aprendemos muito com o tio André, que não deixa de regar as plantinhas, senão elas morrem (…). Ele deixa elas no sol para que elas fiquem hidratadas, saudáveis e felizes. No começo não gostava muito de horta, mas agora aprendi que a natureza é incrível e extraordinária e muito bela. Eu amei conhecer a horta, é muito bom aprender sobre a natureza!”

 

“Eu me chamo Maria Luiza e vou falar sobre a ‘Horta Educativa’ que foi inaugurada aqui na escola ‘Seu Juquinha’. A horta faz, nós alunos, e professores terem conhecimento sobre o cultivo do alimento que chega até a nossa mesa; as perguntas são: como que uma semente pequena vira o alimento que nós consumimos? Isso é só Deus mesmo. A horta também nos ensinou a ter uma alimentação saudável, pois muitos jovens, adultos, crianças até mesmo idosos consomem muito açúcar no dia de hoje. Aprendemos com a horta a plantar, a cuidar, a colher e até mesmo a saborear o gosto dos legumes, dos vegetais e das frutas”.