Um carinho para as mães

Com a proximidade do Dia das Mães vem o aquecimento da economia, nesta que é considerada uma das melhores datas para o comércio, e o ‘quentinho no coração’ porque afinal, mãe é mãe. E não poderíamos deixar de falar da data e da importância desta que é a protagonista de todas as histórias – pois sem nossas mães, não estaríamos aqui.

Nesta semana, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que atualmente no país são mais de 11 milhões de mães solo – mães responsáveis por cuidar dos filhos, além de ter que conciliar trabalho e garantia da parte financeira da família. Esse é um dado muito relevante e que merece nossa reflexão. Sobre a responsabilidade social, responsabilidade emocional, sobre os filhos que estamos colocando no mundo, sobre os adultos que estamos criando. Sobre empatia. E tantas outras.

Gerar, parir, criar. Ser mãe é para sempre e pode ser lindo, solitário, intenso, difícil. Mesmo solteira ou casada, tendo a responsabilidade compartilhada ou tendo que dar conta de tudo sozinha, a experiência de ser mãe é única e individual.

Se, de um lado, algumas mulheres sonham desde criança em serem mães, de outro, outras nunca se imaginaram nesse papel até se tornarem uma. Se há a maternidade idealizada, perfeita e incrível, também há a maternidade real, intensa e difícil.

Quem nunca se perguntou como é que as mães das gerações anteriores davam conta, às vezes, de três, quatro ou mais filhos? A verdade é que os tempos atuais trouxeram muitas facilidades, mas também novos desafios da maternidade.

Além de encarar uma série de novidades (como a amamentação, os cuidados com o bebê e a privação do sono), a mãe precisa lidar com um turbilhão de novos sentimentos. O medo de não dar conta, a culpa (“nasce uma mãe, nasce uma culpa”), o cansaço, a solidão e a responsabilidade fazem do início dessa jornada um momento muito intenso.

Ao mesmo tempo em que a mulher se encanta com a chegada do filho e transborda felicidade, ela precisa lidar com uma série de situações inesperadas. Por isso, talvez o maior desafio seja se reencontrar nesse novo papel, sem deixar de lado todos os outros — de mulher, profissional, esposa, filha, amiga.

Enquanto filha, prima, cunhada, sobrinha, amiga de mulheres que são mães, sinto a necessidade de deixar o seguinte recado: vocês são incríveis! Tudo bem ficar cansada, até exausta às vezes, tudo bem reclamar… isso não é motivo nem de culpa nem de vergonha. Você é humana e faz o seu melhor todos os dias. Você é a melhor mãe que seu filho jamais sonhou em ter. Aproveite seu dia só com alegrias. Feliz Dia das Mães.