Vanguarda Literária : UM GRANDE MESTRE E PENSADOR EM EDUCAÇÃO

Entre os grandes pensadores da Educação Brasileira ocupa lugar de grande e merecido destaque o jurista e educador baiano ANÍSIO TEIXEIRA.

Nascido em Caetité no Estado da Bahia no ano de 1900, marcou época. Cedo, já bacharel em Direito, em 1927, foi para os Estados Unidos da América ter contato com as idéias do filósofo e pedagogo John Dewey de cujas ideias foi divulgador aqui no Brasil. Em 1931 foi Diretor de instrução Pública do Distrito Federal (R.J.) e, nas décadas de 20 e 30 difundiu os pressupostos da ESCOLA NOVA a qual tinha como fundamento a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento.Em 1922, foi signatário destacado do “Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova” em defesa do Ensino Público gratuito, laico e obrigatório. Acreditava na emancipação popular pela Educação. Defendia a escola primária como a mais importante do sistema educacional ,e formação de elevada qualidade para o professor.

Concebeu a Escola Pública com administração autônoma para os níveis médio e superior, para as elementares sugeria uma administração com sede no município (e, não é isso que ocorre atualmente em pleno século XXI ?) com administração e programa de responsabilidades locais aconselhada tecnicamente pelos quadros estaduais e federais. Apontava o Centralismo (enraizado na nossa cultura) como posição política distanciada das realidades locais.

ANÍSIO TEIXEIRA empregou os seus esforços por esta mudança: a escola passaria a ser uma instituição local voltada para a cultura da região, consideradas as peculiaridades locais, sem esquecer aspectos nacionais. Daí, entendermos que devem existir diversidades curriculares (convenhamos que as necessidades educacionais e realidades de um escolar do Rio Grande do Sul são diferentes de um escolar da Amazônia). E, o entendimento desse fato é de importância capital para identificar o educando com o seu espaço e seu tempo. Por suas idéias educacionais reformadoras, voltadas para o povo e não para as elites, foi perseguido por duas ditaduras: o Estado Novo e a Militar de 1964.

A sua bibliografia é extensa. Vale a pena ler ;” Educação não é um privilégio” além de :” Educação é um direito”, “Educação Progressiva”, “A Educação e o mundo moderno”, obras importantes que legou aos pósteros.

Como os grandes se manifestaram a seu respeito?Darcy Ribeiro (antropólogo e Ex-Ministro da Educação) assim se expressou:” É o pensador mais discutido, mais apoiado do Brasil. Ninguém como ele provoca a admiração de tantos. Suas teses educacionais se identificam tanto com os interesses nacionais como com a redemocratização da sociedade”. Monteiro Lobato, escritor taubateano, com muita sinceridade, reconhecendo o valor inquestionável do grande ANÍSIO TEIXEIRA assim escreveu em uma carta:” Eureca! Eureca! você é o líder, Anísio. Você há de moldar o plano educacional brasileiro. Só você, que aperfeiçoou a visão e teve o supremo deslumbramento, pode, neste país, falar de educação”.

ANÍSIO TEIXEIRA nos deixou em 1971, deixando uma grande lacuna na Educação do nosso sofrido país. Pensar em Educação no Brasil é pensar nos ideais desse grande Mestre. Quando se fala em fortalecimento e unificação Nacional, nada disso será possível, se não for considerada, com muita seriedade, a questão primordial e central da Educação como elemento essencial e propulsor do progresso de uma Nação digna e forte