Uma janela para nossa história

Já dizia o historiador e poeta pindamonhangabense Waldomiro Benedito de Abreu: “As sociedades progridem tanto mais quanto mais conhecem sua própria história”. Assim como Waldomiro, outros autores também fizeram, outros fazem, delicado e responsável trabalho de manter acesa a chama do patriotismo e orgulho desta “cidade princesa”.
É com atenção para o verso “Tradições que nos orgulham, contadas por nossos pais”, do poeta João Romeiro ao elaborar o belo Hino Pindamonhangabese, que aplaudimos as iniciativas de professores que de alguma forma trabalham com seus alunos o resgate à memória de Pindamonhangaba. Como recentes atividades nesse sentido citamos a Escola Municipal Professora Regina Célia Madureira de Souza Lima, que está pesquisando dados biográficos da patrona daquele estabelecimento de Ensino Fundamental do populoso bairro Araretama. Estimular nos alunos o interesse em saber quem foi a ilustre pessoa que dá nome a sua escola, a sua rua, à pracinha fronteiriça a sua casa etc., é incentivá-los a gostar de história, a amarem a história da cidade onde vivem.
Também felicitamos aqui o Colégio Mestre (iniciação educacional) pela iniciativa de comemorar a data Dia dos Pais com um passeio cultural onde os pequeninos receberam dose de informação sobre grandes vultos de nossa história como o Padre João de Faria Fialho, Dr. Gustavo de Godoy, Dr. Matheus Romeiro. Que essa iniciativa não se limite aos professores, às escolas, os pais, tios e demais parentes podem fazer um passeio pela cidade incentivando às crianças nesse sentido.

  • Ainda que o vento não mais ondule cafezais; ainda que os portais do tempo tenham se fechado para os barões e seus brazões, uma janela permanece aberta para o passado. Estática e majestosa, ela aguarda os interessados em conhecer a própria história...