Uma reflexão sobre o dia 7

A Independência do Brasil, sem dúvidas teve início em 1807, com a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte à Portugal e Espanha.
A corte Portuguesa se viu obrigada a refugiar-se no Brasil, transferindo para cá todo o poder de Portugal, em 1808.
Com isso o Brasil ganhou um impulso comercial e político, abriu portos, universidades, banco e até o Jardim Botânico. Após o término da invasão Francesa à Portugal em 1815, Dom João VI, pai de Dom Pedro I, continua no Brasil até 1820, só voltando a terra natal para conter a Revolução do Porto, motivada por benefícios que os Ingleses tinham em solo Português.
O Príncipe Regente Dom Pedro de Alcântara de Bragança (futuro Dom Pedro I) deu seu Grito de Independência por não concordar com as eleições constituintes que Portugal iria adotar, obedecendo princípios iluministas e instituindo uma monarquia constitucional, à qual Dom João VI jurou cumprir e que seria adotada também no Brasil.
Após o “Grito da Independência”, dizendo que não era mais regido por Portugal, o Brasil deixa de ser colônia e passa a ser um Império Independente.
O Império Brasileiro dura até 1889, quando passa a ser declarado República.
A Proclamação da Independência Brasileira em 07 de setembro de 1822, foi o início da organização do Estado Brasileiro.
Significou soberania, para que o país pudesse estabelecer novas políticas e sua administração pública.
Que o dia 07 de setembro de 2021 sirva para uma reflexão de todos os brasileiros sobre o perigo de cairmos em um totalitarismo, onde nossos deveres e direitos civis deixam de ter importância, nos tornando servos do Estado.
Devemos exigir um Estado Democrático, os políticos são servidores públicos, não podem cometer violações dos direitos humanos, mas sim promover e realizar os direitos constitucionais para o qual foram eleitos, só assim poderemos viver sem medo e com dignidade.
7 de setembro, “Independência ou Morte! ”

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/SP
Presidente da AJOP