União de skatistas motiva Prefeitura e novo espaço de lazer está sendo criado na cidade

Com o objetivo de revitalizar a maior pista pública de skate em Pindamonhangaba – Pindabanks, localizada no bairro da Galega, próximo à Quadra Coberta, famílias e amigos de amantes do skate se uniram para de fato “colocar a mão na massa”. O local estava cheio de buracos, apresentando dificuldades para que os skatistas pudessem fazer suas manobras e ter uma prática saudável do skatismo.

“Os mutirões tiveram início há mais de um ano e acabaram virando encontros culturais, onde se fala de tudo, muito além do skate. Toda essa ação contou com a colaboração e boa vontade de vários amigos, iniciando uma primeira recuperação e construindo novas rampas que revitalizaram o espaço”, afirmou o empresário e skatista Emmanuel Rezende, “Manu”.

Em um primeiro momento, o grupo assumiu toda a responsabilidade com mão de obra, material e até ferramentas para a execução da melhoria. Emmanuel comenta que em certo momento o grupo não tinha mais condições de bancar todo esse trabalho sozinho, foi quando procurou o Secretário de Esportes, Antônio Macedo.
O secretário abraçou a causa e levou ao prefeito Isael Domingues não só um projeto de revitalização da pista (sob responsabilidade da Prefeitura com apoio e orientação do grupo voluntário de skatistas), mas a criação de um novo ambiente esportivo e de lazer, que agora começa a tornar-se realidade. Com esse reforço e sob orientação dos mutirões de DIY, os skatistas locais deram a volta por cima e revitalizaram o espaço fazendo reparos e criando novos obstáculos.

“Com o projeto desenhado e aprovado pelo prefeito, hoje essa área entre a Quadra Coberta e o Campos Maia terá além da pista de skate reformada, outras opções de esporte radical”, afirmou Macedo. A revitalização está em andamento sob a responsabilidade da Secretaria de Obras e Planejamento, em parceria e com orientações da Secretaria de Esportes e Lazer.

O que terá o novo espaço de lazer?
* Revitalização da pista de skate e melhorias em seu entorno
* Construção de uma pista de pump track (será a segunda pista pública do município; atualmente existe uma no Parque da Cidade)
* Revitalização da quadra poliesportiva
* Construção de um bosque com pista de caminhada e bancos, mantendo a função de drenagem que já existe no local.
* Construção de um espaço para a prática do esporte “parkour” (método de treinamento criado na França que permite ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos utilizando somente as habilidades do corpo humano)

As obras estão sendo realizadas por meio de mão de obra direta e investimento próprios da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Segundo o skatista e empresário Felipe Tavares, que também trabalha na linha de frente do DIY Skate Pinda, a parceria com a Prefeitura possibilitou compartilhar conhecimentos e somar esforços. “A ideia dessa parceria nasceu da necessidade de voltar a utilizar o espaço. Não dava mais para ver que o local estava sem condições de uso e ficar de braços cruzados esperando algo acontecer, não dá! Ai está o resultado e tudo isso incentiva futuras gerações a arregaçar as mangas e fazer acontecer. Todos ganham.”, afirmou Felipe.
Para o prefeito Isael Domingues, esse voluntariado é algo que deve contagiar toda nossa sociedade. “A Prefeitura não faz nada sozinha, somos administradores do bem comum, do dinheiro da população. Quando vemos pessoas sem interesse fazer algo pelo bem da cidade, isso nos motiva a fazer mais e melhor. Não estamos fazendo maquiagem, estamos cuidando da cidade. Lazer e a qualidade de vida merecem prioridade”, concluiu Isael.
Atualmente o espaço encontra-se em obra, sendo finalizada a construção da segunda pista de pump track do município, bem como os demais atrativos esportivos. A previsão da Prefeitura é entregar todo o conjunto de melhorias nos próximos 60 dias.

  • Skatistas Emanuel e Felipe com a mão na massa - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação