Unidades do Sesc do Vale do Paraíba participam do “Inspira”

Atividades serão realizadas em todo o estado, de 2 a 28 de abril, o mês da saúde, incluindo Taubaté e São José dos Campos, no Vale do Paraíba

O Sesc SP realiza a segunda edição do “Inspira – Ações para uma Vida Saudável”. Reunindo mais de 400 atividades educativas, participativas e vivenciais – a maioria gratuita –, o projeto intensifica a gama de ações educativas em saúde ofertada nas unidades do estado de São Paulo durante todo o ano, explorando variadas linguagens artísticas, como teatro, dança, cinema, música, artes visuais e tecnologias.
Para esta edição do “Inspira”, o Sesc Taubaté já está realizando aos domingos, das 10h às 11h, o “Momento Zen”, que objetiva equilibrar corpo e mente por meio de práticas posturais, proporcionando flexibilidade, força e resistência muscular. A cada aula uma técnica diferente é abordada, entre elas Pilates, liberação miofascial, alongamento e meditação.
Na quarta (3/4), a ação “Frases Inspiradoras!!!” espalhará pela unidade expressões que estabelecem a relação entre sensações e reações de bem-estar.
Os encontros “Cosméticos Verdes: Novas Alternativas para o Autocuidado e Bem-estar”, nos dias 6 e 7, serão voltados à manipulação de cosméticos artesanais, a partir de ingredientes naturais não abrasivos. Os participantes aprenderão a fazer diferentes produtos para higiene pessoal, tendo os conceitos da cosmetologia natural como guia. Serão utilizadas matérias-primas, como óleos essenciais e ervas aromáticas, menos agressivas ao nosso corpo e ao meio ambiente.
Também de olho no meio ambiente será a oficina “Kokedama, Jardim por um Fio”. Da junção dos termos Koke (musgo) e dama (bola), a oficina proporcionará contato com essa técnica oriental de cultivo, abordando os ciclos biológicos e a importância do contato com o meio natural para a saúde.
Outro destaque do Inspira em Taubaté será “Mestre Cuca: Gira Gira Alimento – Confecção de Mandalas de Grãos”, no dia14 de abril, que trabalhará assuntos relacionados com alimentação, sustentabilidade, consumismo, alimentação comportamental e diversidade alimentar. A oficina é aberta às crianças, que terão contato, de forma lúdica, com ingredientes saudáveis.
A programação conta, ainda, com aula de dança de salão (9, 16 e 27), ciranda de histórias (4, 11, 18 e 25), dança contemporânea de rua para jovens (5, 12 e 26) e mediação de leitura (6 e 20).
Vale destacar que todas as atividades do Sesc Taubaté e Sesc São José dos Campos são gratuitas e abertas ao público.
A programação completa está no endereço www.sescsp.org.br/inspira.

  • A ação “Momento Zen”, acontece aos domingos e a cada aula, uma técnica diferente é abordada, entre elas, meditação e alongamento