Editorial : Unindo forças

Nas últimas edições, temos divulgado diversas ações que estão sendo executadas nas estradas rurais e em outros locais prejudicados pelas fortes chuvas das últimas semanas.

Sabemos que o verão é um período em que há muita chuva e, dependendo da intensidade, pode causar danos ao meio ambiente, às estradas e até deixar vítimas. Diversas parcerias têm acontecido a fim de buscar, juntos, soluções para minimizar essas ocorrências.

Nessa segunda, 18, Pindamonhangaba recebeu um reforço de peso na recomposição das estradas rurais: o Exército Brasileiro – que por meio do 2º Batalhão de Engenharia e Combate Borba Gato e 11ª Cia. e Cmd Blindada – está auxiliando nessas atividades de recomposição de algumas estradas municipais.

Outro órgão que atua forte nessas questões é a Defesa Civil – que auxilia no resgate de vítimas; na recuperação de áreas atingidas e também na prevenção a desastres naturais, incluindo tempestades.

Além da união de todos os órgãos e setores competentes, há ações em que os próprios moradores das áreas afetadas colaboram nas ações de desobstruções de vias. Toda ajuda é bem-vinda, mas a segurança deve vir em primeiro lugar sempre. Portanto, em caso de chuvas fortes, alagamentos, quedas de barreiras, acionem os órgãos oficiais para orientações adequadas.