Editorial : Universo digital

As novas tecnologias têm chegado com tudo nas salas de aulas. Um exemplo disso pode ser visto na Escola Estadual José Wadie Milad, em Pindamonhangaba.

Os alunos do Ensino Médio estão participando de um projeto intitulado “Street Milad” – que consiste em fazer com que os participantes aprendam estratégias de vivência no novo universo digital.

A ação acontece no contraturno escolar e, de acordo com o professor idealizador do projeto, os alunos vêm se interessando mais pela escola e pelos conteúdos aprendidos.

Durante os encontros, eles debatem assuntos relevantes e polêmicos que são transformados, por eles próprios, em vídeos que serão divulgados em um canal no Youtube.

Ainda segundo a escola, a ação atende aos princípios da Nova Base Comum Curricular e do novo Currículo Paulista. A unidade escolar também estimula o uso das novas tecnologias em sala de aula, inovando e falando a linguagem do jovem.

Às escolas, é preciso se adequar e evoluir. Aos estudantes – “youtubers” e “influenciadores digitais” – sejam conscientes, atuantes, engajados e com senso crítico.