Univesp tem inscrições abertas para processo seletivo de cursos à distância

Serão ofertadas centenas de vagas para cursos superiores gratuitos no Vale do Paraíba

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abre na terça-feira (15), inscrições para mais de 16 mil vagas do vestibular anual 2020, destinadas a mais de 300 municípios. Serão oferecidos seis cursos: as licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia; e os voltados ao eixo de computação, que são BTI (Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação.
No Vale do Paraíba, são centenas de vagas para diversas cidades, como São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Tremembé, Cruzeiro, Lorena, Guaratinguetá, Potim, Redenção da Serra e Aparecida.
Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. Nos primeiros dias, de 15 a 18 de outubro, às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição aos candidatos que estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente; em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; ou que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 350 polos do Estado.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em ava (Ambiente Virtual de Aprendizagem), plataforma online na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv
As inscrições terminam no dia 14 de novembro, às 15 horas, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br, onde o candidato também obtém informações sobre cursos disponíveis em cada pólo. As provas ocorrerão em 1° de dezembro. O início das aulas está previsto para fevereiro.