USP lança “Guia de Boas Práticas Científicas”

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) lançou recentemente, na sua página de pesquisa da internet, o “Guia de Boas Práticas Científicas”, com informações resumidas e organizadas sobre ética na pesquisa, compromisso social, responsabilidade, propriedade intelectual, publicação e integridade científica.
A obra também oferece indicações de sites e publicações para os interessados em se aprofundar no assunto. Voltado tanto para jovens pesquisadores como para os orientadores, que podem usá-lo como material de referência, sendo totalmente gratuito.
O guia tem por objetivo divulgar informações para toda a comunidade científica de maneira a explicitar as práticas recomendáveis e alertar para ações que possam ser eticamente questionáveis ou até passíveis de punição. A obra é a terceira de uma série de publicações elaboradas pela Pró-Reitoria de Pesquisa para divulgar informações importantes para os pesquisadores. A primeira publicação da série foi o “Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica”, voltado a alunos de graduação ainda na fase inicial de sua formação universitária.
Em abril deste ano, foi lançado o “Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP”, com o objetivo de incentivar os pesquisadores da universidade e de outras instituições de ensino superior a ingressar no pós-doutorado.
A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) também possui um código de boas práticas científicas, disponível em seu site. Mais informações em: http://agencia.fapesp.br