Vacinação contra a gripe termina sexta-feira para grupos prioritários

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (9) em todo o país. Apesar do Ministério da Saúde ter noticiado que agora toda a população poderia se vacinar, o Estado de São Paulo não aderiu a essa possibilidade e, com isso, as cidades da região, incluindo Pindamonhangaba, também não irão abrir a vacinação fora do grupo prioritário.
Até o momento, a cidade ainda não conseguiu atingir o público alvo da vacinação. De acordo com informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, até o final dessa segunda-feira (5), 89,25% da população-alvo foi imunizada, número próximo da meta mínima de 90%.
Os grupos com menor adesão são: crianças de 6 meses a menos de 5 anos, com 69,98% de cobertura, e gestantes, com 62,82% de cobertura. A prioridade é que as vacinas sejam destinadas, primeiramente, a este público alvo, formado por pessoas mais vulneráveis às complicações que a gripe pode causar.
Desta forma, e pela necessidade de aumentar o estoque de vacinas, a vacinação, até o momento, não foi liberada para o público em geral. Atualmente, Pindamonhangaba tem em estoque aproximadamente 600 doses da vacina, a serem suplementada pela Secretaria do Estado da Saúde.
Até sexta-feira (9), 25 postos de vacinação estão preparados, em toda a cidade, para atender o grupo prioritário. Também está sendo feita a busca-ativa pela equipe da Saúde, indfo até os locais em que se encontram mais pessoas do grupo prioritário, como hospitais, lares de idosos e de crianças, por exemplo. Pindamonhangaba tem que imunizar 31.070 pessoas contra a influenza.
As pessoas dos grupos prioritários são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, mulheres no período de 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, população privada de liberdade e do sistema prisional, e os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.
Para o Estado de São Paulo foram incluídos, desde o dia 13 de maio, os seguintes grupos para vacinação: Policial Militar e Civil, bombeiros, funcionários do Poupa Tempo, funcionários dos Correios, e Defesa Civil. As pessoas destes grupos serão identificadas pelos crachás ou holerites.
Para ser imunizado, é indispensável levar documento pessoal e cartão de vacinação. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) devem apresentar a prescrição médica. As puérperas devem levar também a certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante. Professores e trabalhadores da Saúde devem apresentar documento que comprove o vínculo com a categoria profissional (contracheque, crachá, etc).

  • Crianças entre seis meses e menores de cinco anos, e gestantes estão nestes grupos