Vacinação contra gripe é prorrogada até dia 24

A vacinação contra o vírus da gripe influenza foi prorrogada até o dia 24 de julho. A novidade é a liberação da vacina para toda a população, e não apenas para os grupos prioritários. A imunização ficará disponível até que as doses se esgotem.
As pessoas podem obter as vacinas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, em todas as unidades de saúde do município – exceto Maricá.
Neste ano, as doses da vacina são constituídas por três cepas do vírus Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1) pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).
Embora a vacina seja para todos os públicos, em Pindamonhangaba o grupo das faixas etárias de seis meses a cinco anos, as gestantes e puérperas, e pessoas de 55 a 59 apresentam ainda índices muito baixos, entre 50% e 55% de cobertura.
Os dados do município são semelhantes aos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “Estamos organizados, com todos os cuidados necessários em relação às formas de evitar contágio por covid19, desta forma, as pessoas podem se dirigir às unidade para obter vacina contra gripe. Notamos uma preocupação natural e um receio das pessoas no início da vacinação contra gripe, por conta do coronavírus, mas estamos preparamos para fazer a vacinação de forma organizada e segura para todos. Deste modo, é muito importante que pessoas que se enquadram nestes grupos vulneráveis busquem a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, explicou a diretora de vigilância epidemiológica de Pindamonhangaba, Eliana Wolf.
Ela ressaltou que a vacina é segura, eficaz e ajuda a evitar doenças respiratórias causadas por gripes e resfriados, mais frequentes nessa época do ano.
A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas o governo considera que ela é fundamental para diminuir o número de pessoas que apresentam problemas respiratórios graves, principalmente, as que necessitam de internação.