Editorial : Vacinação contra gripe em tempos de pandemia

Nesta edição vemos que, além da vacina contra a Covid 19, que está sendo aplicada em grupos específicos em nossa cidade, também está sendo ofertada a imunização anual contra a gripe Influenza H1N1.

Das muitas e eficazes maneiras de prevenir doenças, desde a criação das vacinas, elas têm sido aliadas na contenção de pandemias e disseminação de enfermidades e, aliás elas são neste momento a esperança para que o covid-19 seja controlado em todo o mundo.

A passos lentos, a imunização contra o coronavírus ainda é uma realidade distante para vários grupos e, por isso, investir em possíveis formas de prevenção é essencial, além é claro, de todas as medidas de biossegurança incansavelmente difundidas pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Nesta lista, a vacina contra a gripe é apoio confiável à imunidade da população,

A vacinação contra gripe é essencial, já que a influenza também leva à morte e, além disso, imunizados contra doenças respiratórias como essas, nosso organismo torna-se mais forte para enfrentar possíveis sintomas do Covid 19.

As vacinas da gripe são quadrivalentes, ou seja, imunizam contra quatro tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes em 2021. Ou seja, ela também evolui conforme as variações das doenças.

Em resumo, se você faz parte do grupo recomendado a tomar a vacina contra a Influenza, procure a unidade de saúde mais próxima e se informa. Seja imunizado!