Vacinação contra gripe segue em Pinda

A Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba continua a terceira etapa da vacinação contra o vírus da gripe (influenza H1N1) nesa terça-feira (17), enquanto durarem os estoques, porém reduz o número de locais pelo volume de estoques da vacina.
Para esta fase, a aplicação será de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 16h, em vários locais: ESF Feital, ESF Castolira, ESF Cruz Grande, ESF Bonsucesso, ESF Eloyna, ESF Jardim Regina.
A terceira fase será para todos os públicos. As pessoas precisam levar documento de identidade.

Atenção
Em virtude da vacinação contra Covid-19, o público deve ficar atento às recomendações do Ministério da Saúde.
A imunização contra influenza só poderá ser feita 15 dias antes ou após a vacinação contra coronavírus. Desta forma, é recomendado que as pessoas que estão recebendo doses da Coronavac/Butantan não recebam a vacina contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra Covid-19, pois esse intervalo é de até 28 dias e, portanto, pode não respeitar o período recomendado de 15 dias entre a vacina contra um vírus e outro.
Assim, esse grupo poderá receber a vacina contra influenza 15 dias antes da primeira dose contra coronavírus ou 15 dias após a segunda dose.
No caso das pessoas que estão sendo imunizadas contra Covid-19 com a AstraZeneca/Oxford/FioCruz e Pfizer, que possuem intervalo médio de 3 meses, é perfeitamente possível ser vacinado contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra coronavírus, pois o período mínimo de 15 dias entre um tipo de vacina e outro seria respeitado.
Da mesma forma, quem tomou a primeira dose com o imunizante Janssen, basta fazer o cálculo de 15 dias, pois é dose única.
Os que ficaram com dúvidas e já foram vacinados contra Covid-19 devem levar a carteira de vacinação e serão orientadas por profissionais de saúde nas unidades.