Vacinação contra o sarampo e pólio imuniza mais de 3 mil crianças em Pinda

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

Dando prosseguimento à “Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite”, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, com o reforço do “Dia D”, que aconteceu no último sábado (18), imunizou mais de três mil crianças.
De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, nesta terça-feira (21), 3.976 crianças foram imunizadas contra a pólio e 3.971 contra o sarampo, registrando respectivamente 48,52% e 48,46% da meta que é de 8.200. O público-alvo desta campanha é: crianças de um a menores de cinco anos, pois este é o grupo mais suscetível a contrair as doenças. “Assim, os pais e responsáveis têm papel fundamental na manutenção na eliminação destas doenças e devem levar as crianças a uma unidade de vacinação mais próxima”, comenta o diretor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Rafael Lamana.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é o meio mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças que já foram eliminadas.
A campanha em Pindamonhangaba irá até o dia 31 de agosto, e as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde, dentro do horário de atendimento que é das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30. É preciso apresentar a carteira de vacinação da criança.
Lamana enfatiza que além das crianças, todas as pessoas precisam manter em dia sua carteira de vacinação. Desta forma, aqueles que não tomaram essas vacinas podem procurar os postos, no atendimento de rotina para regularizar sua carteira de vacinação.

  • A vacina é o meio mais eficaz de inibir o reaparecimento de doenças que já foram eliminadas, diz Ministério da Saúde