Vacinação contra sarampo segue até dia 31 de agosto

O município de Pindamonhangaba segue, até o dia 31 de agosto, com a campanha de vacinação contra o sarampo – voltada para as pessoas de 30 a 49 anos. É uma oportunidade para colocar em dia a situação vacinal de crianças de 6 meses a adultos de 29 anos. O ato é gratuito e é necessário apresentar a carteira de vacinação.
Todas as unidades de saúde da cidade (com exceção do PSF Maricá) estão realizando a vacinação, das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas, incluindo o CIAF (Rua João Gama, 15, Vila Bourghese).
O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da imunização vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país.
O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil.
Encontra-se em processo de elaboração o ‘Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil, 2020’. Este plano tem como objetivo elencar as atividades fundamentais e necessárias aos três entes federativos, envolvendo vigilância, imunização, laboratório e assistência, para que se possa alcançar a eliminação do sarampo no País.