Vagas temporárias: Como se destacar em uma entrevista de emprego?

Com a proximidade do final do ano, as empresas começam a buscar profissionais temporários no mercado — principalmente para as vendas de Natal. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima a contratação de 109,4 mil servidores no país para dar conta do aumento previsto para a movimentação do comércio. A projeção é que essa deve ser a maior oferta de vagas temporárias em nove anos, quando, em 2013, foram abertos 115,5 mil postos.

O coordenador do curso de Administração da Anhanguera, professor Eduardo Pedroso, explica que, para se destacar, o profissional precisa conhecer o perfil da companhia onde irá pleitear um cargo. “Durante a entrevista de emprego, é interessante que o candidato demonstre empolgação pela possível nova experiência e saiba o básico sobre o estabelecimento onde pretende trabalhar”, afirma o docente. “É nesse momento quando ocorre a maior conexão com os recrutadores e estar preparado é imprescindível”, continua.

Com a retomada econômica, muitas empresas deverão efetivar os funcionários temporários. “O desempenho do funcionário é o que vai definir a efetivação no local, por isso, é importante manter a excelência nos serviços para conquistar o desenvolvimento”, orienta.

Para auxiliar quem busca por novas oportunidades, o acadêmico da Anhanguera elencou seis dicas para conseguir destaque nos processos seletivos:

1 – Redes Sociais
As redes sociais funcionam como uma janela onde é possível observar diversos horizontes e permitem a busca por vagas de emprego ou por caminhos para o desenvolvimento profissional. Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, possibilitam a criação de perfis moldados às tendências de mercado e, para isso, é necessário manter a atualização e manutenção constantes. Por outro lado, a imersão nas redes sociais, também possibilita que o candidato obtenha informações sobre as empresas e possa participar do processo seletivo de forma mais apropriada.

2 – Preparo do CV
Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um documento bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte dos empregadores e aumenta as chances de obter sucesso. É interessante priorizar a apresentação de habilidades e conhecimentos, para que o selecionador identifique as informações em destaque. Além disso, é importante destacar que a prática de mercado, sugere que seja feito um currículo para cada vaga específica, demonstrando assim o interesse genuíno do candidato à vaga pretendida.

 

3- Cadastramento do CV em sites de Recrutamento
Com o currículo em mãos, o cadastro nos principais sites de seleção da região do candidato, além de sites de recrutamento nacionais, é uma estratégia válida que aumenta a possibilidade de conquistar um posto. Às vezes, essa etapa pode parecer enfadonha, entretanto, feita uma vez não será necessário fazer novamente, aí é só observar as vagas publicadas, se candidatando nas quais possui perfil. É preciso ter atenção ao preenchimento das questões e sempre acompanhar o status do processo seletivo nas plataformas.

4 – Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais
Desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho, é um diferencial na hora de conquistar uma vaga. O investimento em cursos e capacitações sobre o tema ajuda a melhorar sua empregabilidade.

5- Preparação Profissional
Com diversas opções de profissões no mercado, o auxílio de um profissional qualificado, por meio de um teste vocacional, é ideal para conseguir descobrir as escolhas mais convenientes ao candidato, com base nas competências individuais. É interessante buscar auxílio de um especialista em RH ou psicólogo.

6- Especialização em uma única área
Quanto mais apropriação se mostra sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades que se abrirão no mercado de trabalho. Escolher um ramo de atuação e se especializar como tal torna o candidato indispensável para determinadas atribuições.

Mais dicas sobre carreiras

No portal da Kroton, detentora da Faculdade Anhanguera, é possível encontrar vídeos com dicas sobre desenvolvimento profissional, como criar e destacar o currículo, administração de LinkedIn, tendências de processos seletivos, empreendedorismo e relatos de profissionais muito bem alocados no mercado de trabalho. Mais informações acesse o site do Canal Conecta.