VALE DO PARAÍBA REGISTRA QUEDA DE 37,5% NO NÚMERO DE MORTES NO TRÂNSITO EM MAIO

O Vale do Paraíba registrou queda de 37,5% no número de mortes em maio em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 15 óbitos a menos.
No acumulado do ano, a região registrou uma redução de 2% nos óbitos relacionados a acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2015.

ESTADO – O Estado de São Paulo registrou para o mês de maio, queda de 11% nos óbitos relacionados a acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2015. Quanto ao acumulado do ano, de janeiro a maio, houve queda de 7% em relação ao mesmo período de 2015. Foram 173 óbitos a menos, nos cinco primeiros meses do ano de 2016.

Com relação aos acidentes com vítimas, houve uma diminuição de 27% nas ocorrências, demonstrando índices muito positivos e colaborando para que a meta para 2020 de redução em 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada.
O Infosiga-SP, disponível no site www.infosiga.sp.gov.br, é um relatório que traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência do trânsito. A publicação refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo todos os 645 municípios.
No caso de óbitos no trânsito é baseado na triagem de boletins de ocorrência da Polícia Civil do Estado de São Paulo. E para informações sobre acidentes com vítimas, são utilizados dados da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
A ferramenta reúne dados sobre gênero, faixa etária, tipos de acidentes, como por exemplo, colisões ou atropelamentos e tipos de vítimas, como motociclistas ou pedestres.
Do total de óbitos ocorridos no mês de maio, 64% foram provocados por colisões e atropelamentos; 82% envolveram o sexo masculino, 23% jovens de 18 a 29 anos e ainda aponta que motociclistas e pedestres se apresentam como os principais perfis de vítima, com 28% e 27% dos óbitos respectivamente.
Em relação ao acumulado do ano, de janeiro a maio de 2016, o Infosiga-SP mostra praticamente os mesmo resultados, em termos de características das vítimas e acidentes.
Ações que contribuíram para redução dos números.
Dentre as iniciativas que continuam contribuindo para resultados positivos do Infosiga-SP estão o programa Direção Segura e a Operação Direção Segura Integrada.
O programa Direção Segura foi instituído em 2013, é realizado pela Polícia Militar do Estado e tem caráter preventivo, educativo e fiscalizatório, atuando diretamente na redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção. Nos primeiros cinco meses de 2015, 49.894 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro (bafômetro), enquanto que no mesmo período deste ano foram 67.982 motoristas. Em 2016 foram realizados cerca de 10.055 operações de bloqueios.
A Operação Direção Segura Integrada é um trabalho realizado em conjunto com Polícia Civil, Polícia Militar, Técnico – Científica e o Detran.SP. Ao todo, 7.106 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante de janeiro a maio deste ano. Dessas, 525 cometeram crime de trânsito em razão do teor alcoólico apontado pelo etilômetro (bafômetro).
Além dessas campanhas permanentes, a Polícia Militar também atua em campanhas preventivas durante os feriados prolongados, que também são determinantes para que bons resultados sejam alcançados.

  • Queda no indice é resultado dos programas do governo e da conscientização dos motoristas