Vale do Paraíba sedia “6º Festival Internacional de Teatro de Sombras”

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
Até domingo (12), cidades da região terão exibições e workshops da sexta edição do “Festival Internacional de Teatro de Sombras”, idealizado e produzido pela Cia. Quase Cinema. Este é o único evento do gênero no Brasil e reúne companhias brasileiras e estrangeiras em prol da popularização teatral e intercâmbio entre artistas e a comunidade. As atividades são abertas ao público e gratuitas.
Em 2019, a programação tem a participação de oito companhias vindas do Japão, Alemanha, Espanha e Argentina, além do Brasil. O foco está em fomentar o gosto pela arte milenar do teatro de sombras junto à população do entorno da Cia. sediada em Taubaté. Nesta sexta-feira (10), uma residência artística, “Vivência No Teatro De Sombras”, desenvolvida pela Cia. Teatro Lumbra de Porto Alegre (RS), ocupará o Teatro Metrópole de Taubaté das 9 às 13 horas, com uma apresentação às 21 horas.
No mesmo local, às 19 horas, um seminário envolverá o encontro de grupos que se dedicam a pesquisa e produção de espetáculos de teatro de sombras no mundo atual e a importância desta técnica milenar antecessora ao cinema, que conquista cada vez mais público ao redor do mundo. Mais tarde, às 14 horas, uma escola de São Luiz do Paraitinga receberá o espetáculo “Controle Remoto”, do grupo alemão Sandokhan, Dancealot. & Die TrommeldesTodes.
No sábado (11), o Sesi de São José dos Campos terá a peça “O Flautista de Hamelin”, da Cia. OlveiraSalcedo da Espanha a partir das 16 horas. A apresentação possui a duração de 45 minutos e a faixa etária indicada é para maiores de cinco anos. No domingo (12), às 15 horas, a produção será exibida no Sitio do Pica Pau Amarelo, em Taubaté.
Também no sábado, às 20 horas, a praça da Matriz de São Luiz do Paraitinga servirá de palco para “Dez Anos de Sombra”, do conjunto argentino Sombras Chinas. A criação artística esteve em Pindamonhangaba nessa quinta-feira (9), no Teatro Galpão. O enredo consiste em uma homenagem aos dez anos de trajetória da companhia, sendo a festa de aniversário de todas as personagens feitos com as sombras das mãos.

  • Teatro Metrópole de Taubaté recebeu o espetáculo “Nhanderuçu, o Menino Trovão”
  • “Controle Remoto” une projeção, pintura em areia, teatro de sombras, dança e música ao vivo