Vale do Paraíba tem formatura da primeira turma exclusiva para mulheres da Escola de Eletricistas da EDP

Estudantes receberam certificado do curso nesta segunda-feira (11)

As alunas da primeira escola para formar mulheres eletricistas de rede, no Vale do Paraíba, receberam o certificado de conclusão do curso nessa segunda-feira (11). A iniciativa é uma parceria da EDP, distribuidora de energia elétrica da região, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cerimônia aconteceu na sede da EDP em Taubaté, com a presença de representantes da empresa e da entidade de ensino.
O processo seletivo para a Escola de Eletricistas recebeu mais de 650 inscrições de interessadas em aprender o novo ofício. Desse total, 16 alunas foram selecionadas para o curso de formação profissional, realizado entre outubro de 2018 e início de fevereiro deste ano. O programa, gratuito, teve 550 horas-aula como foco a qualificação e a capacitação de eletricistas para atuar nas distribuidoras de energia. Ao fim do curso, as estudantes receberam certificado chancelado pelo Senai e permanecerão no banco de talentos da EDP, podendo participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas.
O formato exclusivo para mulheres é pioneiro no setor elétrico e faz parte do compromisso do Grupo EDP com o desenvolvimento de ações para promover a igualdade de oportunidades entre gêneros. Em 2017, a EDP endossou os Princípios de Empoderamento das Mulheres, criados pela ONU, e aderiu ao esforço global em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que colocam a Igualdade de Gênero como uma das grandes metas globais a serem atingidas até 2020.
Em Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, a Escola de Eletricistas para mulheres teve sua primeira turma formada em 2018, com 16 alunas. Para fortalecer o quadro de colaboradores da EDP, foram selecionadas sete destas profissionais com certificado, que já estão em atuação nos atendimentos dos clientes na região.

  • Dezesseis mulheres conquistaram formação em eletricista de rede