Proseando : VENUSIANO TEM TRÊS OLHOS?

Minha avó tinha cabelos cor de algodão e usava óculos sem lentes, pois não carecia usá-los. Usava-os porque achava elegante puxá-los para a ponta do nariz enquanto contava estórias. Ela dizia que tinha os olhos mais potentes que o Hubble, pois quando a noite estava limpinha podia ver todos os planetas como se estivessem na palma da mão. E contava estórias sobre os saturnianos, venusianos e outros extraterrestres.Tio Bigode vivia dizendo que ela estava birutinha.
O que eu mais gostava era quando, aos domingos, ela preparava bolos, doces e tantas outras guloseimas para saborearmos com suas estórias. E para que soubéssemos o que ela prepararia, precisávamos acertar a charada. Cada neto, empinhocado na cozinha perto do fogão de lenha, recebia folha de caderno manuscrita com o enigma.
Da última vez que lá estive, chovia muito. Ela distribuiu a folha aos netos com as seguintes palavras:
O último assume a liderança. O penúltimo obtém o segundo lugar. O segundo perde uma posição. O primeiro é ultrapassado por três. O quarto perde uma posição. O terceiro fecha a fila.”
Assim que terminei de ler cheguei a pensar que ela estava mesmo birutinha. Que coisa mais confusa! Eu, que sempre gostei de enigmas, vez ou outra acertava. E quem acertava ganhava um dinheirinho, mas não ficava com nenhum centavo. Juntávamos todo o dinheiro e, no Natal, ajudávamos famílias carentes.
Ao perceber nossa dificuldade, ela avisou:
– Ponham a cachola pra funcionar. Prometi esse prato a um venusiano que virá nos visitar assim que a lua organizar as estrelas.
Passamos a tarde toda quebrando a cabeça. Somente quando a noite chegou, consegui decifrar. Ela me parabenizou e começou o preparo.
Do banco onde eu estava, espiava a janela emoldurando o céu cheinho de estrelas. Vovó mexia a colher de pau no tacho sobre o fogão de lenha quando o barulhão sacudiu a porta da cozinha. Ela anunciou:
– A venusiano chegou.
Teve primo que se escondeu debaixo da cama, que se trancou no banheiro, que começou a chorar. Fiquei quietinho, imóvel. Minha avó caminhou até a porta e a abriu. Encontrou o meu avô caído, gemendo no chão. Ele, que voltava do roçado, escorregou no barro e bateu com a cabeça na porta.Todos se acalmaram, menos eu. Não contei a ninguém que, ao olhar pela janela, vi um ser de três olhos. Seria o venusiano ou alguma brincadeira de vaga-lumes?

“A menor parte do atum.
Descartar as duas pontas do grão-de-bico.
O primeiro pedaço do rabanete.
Dois miolos de cebola.
O segundo pedaço da acerola.
A quarta parte do tamarindo.

Quer ganhar um Chocottone? Leia o texto todo e desvende qual guloseima minha avó preparou.
A primeira pessoa que enviar a resposta correta ao WhatsApp 997350611 ganhará o Chocottone.

Quem faturou a agenda da Tribo foi Helena Luiz que respondeu corretamente às 07h23. A resposta era PIANO e
estava na primeira letra de cada
frase do bilhete do defunto.