Verão pede uso eficiente de energia elétrica

O Verão, aliado às férias escolares de janeiro e a maior permanência das pessoas em casa, pode refletir no aumento do consumo da energia elétrica sem que o consumidor perceba. Para se informar sobre o uso eficiente e correto da eletricidade, existem algumas dicas que podem fazer parte da rotina da família.
Por exemplo, manter janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado estiver funcionando, evitar o abre e fecha constante da geladeira e acumular roupas sujas para utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima, são atitudes que podem fazer a diferença e trazer redução do valor da conta de energia no final do mês.
Entre os alertas, é que no verão, o uso abusivo do ar-condicionado, pode representar um aumento muito expressivo no valor da conta de energia elétrica de uma família. Para aqueles que não abrem mão de um banho com a água bem quente, manter a chave do chuveiro elétrico na posição “Verão” economiza 30% mais do que se estiver na posição “Inverno”.
Se a máquina de lavar-roupas tem capacidade para bater até 10 quilos, não há necessidade de ligá-la apenas para trabalhar pela metade da carga. A mesma dica vale para as secadoras.
Mais duráveis e econômicas, a lâmpada de LED é uma excelente opção para a iluminação. Além disso, é essencial manter a rede elétrica interna da residência em bom estado e distribuir as cargas instaladas de forma equilibrada, evitando sobreaquecimento da fiação e possíveis fugas de corrente.

  • Tipo de lâmpada influencia economia e aproveitamento de luz