Viajar é sempre uma experiência muito interessante

Conhecer lugares novos, novas culturas e aprender com coisas novas é ainda melhor. Foi o que aconteceu comigo no mês de outubro, quando fui para Canavieiras na Bahia, passar o aniversário da minha amiga Vera. Estava empolgada, pois conheceria um lugar diferente. A experiência foi melhor do que o esperado.

Canavieiras realmente é um tesouro tropical “escondido”. A cerca de 115 km de Ilhéus, a cidade é pacata, com pouco mais de 30 mil habitantes oferece belas praias a seus visitantes e um centro histórico com casarões do período colonial.

A cidade se orgulha de carregar o apelido de capital do caranguejo, mas ao ficar hospedada na Ilha de Atalaia, inesperadamente, tomei conhecimento de que estava numa reserva extrativista de guaiamuns. Isso realmente foi uma grata surpresa no meu passeio.

Depois de conhecer pescadores, cozinheiras, doceira, uma senhora que trabalhou com vários jogadores famosos, no Brasil e no exterior, e até mesmo a Dona Délia que já foi entrevistada pelo Jô Soares; e de aprender novas palavras e hábitos, finalmente fui conhecer o tal do guaiamu.

Muito solícito, o líder comunitário de Atalaia Tiago Almeida e sua esposa Luciene Almeida, representantes da comunidade, tanto dos pescadores quando das mulheres da ilha (catadoras de caranguejo e até das donas de casa), me deram uma verdadeira aula sobre o lugar e o guaiamu ou guaiamum, uma espécie de caranguejo, porém maior, de cor azulada e sem pelos. Enquanto o caranguejo gosta do mangue, da lama, o guaiamum vive na areia seca, é encontrado até nos quintais das casas de Atalaia.

É na Praia Atalaia, com 14km de extensão, em que ocorre o encontro dos Rios Pardo e Jequitinhonha com as águas do mar. Quando isso acontece, são formadas praias fluviais com águas mornas, serenas e areias semidesertas. É uma praia tranquila e localiza-se em frente ao vilarejo de Atalaia, povoado que originou o nome desta praia, que ainda não conta com uma boa infraestrutura para servir os visitantes, mas vale a pena conhecer.

O local onde há o encontro do Mar com o Rio, os moradores chamam de Barrinha, realmente é um espetáculo lindo. A maré sobre e o mar invade a areia até encontrar com o Rio Pardo, quando a maré vai baixando, ficam as piscinas de água morna e tranquila, ideal para crianças.

Curiosidades do local
Além de tomar água de coco, tirada na hora, pegar conchinhas diferentes, no tamanho e no formato, aprendi a fazer uma bebida chamada “jacuba”: batida de coco, água de coco e leite condensado, e se preferir colocar uma dose de bebida alcoólica para ficar mais forte. Conheci também o biribiri, uma frutinha cítrica ideal para fazer conserva, e outras coisas mais…

Fiz esse texto, não só para deixar Canavieiras como uma dica de passeio, mas principalmente para lembrar que toda vez que saímos de casa, devemos estar abertos ao conhecimento, à vivência, ao aprendizado. A vida é bela, mas precisa ser vivida com sabedoria.