Registro Cultural : Vida e arte do professor Milad em sessão da APL

Em plenária solene realizada na noite de sexta-feira (30), no Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina, a APL-Academia Pindamonhangabense de Letras iluminou o velho palacete do Visconde da Palmeira com uma envolvente sessão de cultura reunindo literatura, pintura e arte.
Composta pela acadêmica Rhosana Dalle, a mesa dirigente da sessão plenária , além do presidente em exercício da APL, Edmar de Souza, teve os seguintes componentes: secretário de Educação e Turismo, Alcemir José Ribeiro Palma; jornalista e acadêmico Luiz Ribeiro; filhos do professor José Wadie Milad: Maria Olenka Milad de Oliveira e Sérgio Wadie Milad; vice-diretor da Escola Estadual José Wadie Milad, professor Welton Augusto Lopes dos Santos.

Jornalista assume cadeira

Iniciando a sessão, a acadêmica Suzana Ribeiro apresentou o jornalista Luiz Salgado Ribeiro, seu pai, com um breve e interessante relato sobre sua vida e obra. Em seguida, o jornalista, que até então ocupava a cadeira 4H, quadro de membros honorários (patrono: José Wadie Milad), após o “juramento do acadêmico”, discorreu sobre o tipo inesquecível que fora seu pai, patrono da cadeira que passava a ocupar, a de nº 37 do quadro de titulares, o inesquecível prefeito de Pindamonhangaba.

“Mané Ribeiro, um lutador”

A noite no museu também teve como atração cultural o lançamento do livro de Luiz Ribeiro dedicado à memória de Manoel Cesar Ribeiro, um lutador, cuja honestidade e retidão de caráter de estimado e respeitado cidadão ele estendeu também a sua vida política quando, por duas gestões (1948/1952 e 1961/1964), governou Pindamonhangaba.

I Mostra Professor José Wadie Milad

A fase final da plenária solene foi a abertura da mostra de arte com obras do artista José Wadie Milad, sob a coordenação e curadoria da acadêmica, artista plástica e arte-educadora Neila Cardoso.
Coube a estudante Larissa Cristina Neri Santos, da escola estadual que tem como patrono José Milad, apresentar a biografia do homenageado; complementando a homenagem, a estudante Gabriela Correa Alves declamou uma poesia do velho professor enquanto poeta.
Agradecendo em nome da família, Maria Olenka Milad de Oliveira foi saudada com um ramalhete de flores e agradeceu pela homenagem que a APL fazia a seu saudoso pai. Olenka relembrou o tipo inesquecível e introspectivo que ele fora, revelou o seu lado poético e perfecionista nas criações. Ela também lembrou suas obras artísticas que embelezaram o munícipio (praça Monsenhor Marcondes, Bosque da Princesa etc.)

Música ao mestre inesquecível

A exposição de obras de José Wadie Milad (instalada na parte superior do palacete) foi aberta com a suave apresentação musical dos alunos da Fasc-Faculdade Santa Cecília, sob a coordenação da acadêmica professora daquela escola, Jaqueline Bigaton Porto.
Com os familiares do homenageado que foram prestigiar o evento: Maria Olenka Milad de Oliveira, Carmen Helena Mira de Oliveira Brauchle (filha de Olenka que viera da Alemanha especialmente para essa homenagem ao avô), Sérgio Wadie Milad, Francisco Oliveira e Amira Romão, posicionados ao lado das obras, o duo de cordas formado por Carlos Eduardo Garcia de Almeida ao violino e Jeniffer Gonçalves da Paixão ao violoncelo procederam a homenagem musical. Na apresentação, destaque para a composição ‘Tema de Thaís’ (ópera em três atos de Jules Massenet), canção predileta do professor José Milad.
O presidente APL em exercício Edmar de Souza e o acadêmico José Luiz Gândara Martins agradeceram às pessoas presentes e a curadora e coordenadora da exposição, Neila Cardoso, ressaltou que a I Mostra Professor José Wadie Milad fica aberta aos visitantes até o dia 30 de setembro.