Editorial : Vida longa ao jornal Tribuna do Norte!

Estamos em festa: o jornal Tribuna do Norte completa hoje – 11 de junho – 137 anos de existência. Um grande feito para um jornal do interior!

Conta-nos a história que, no dia 11 de junho de 1882, o jurista, político e poeta Doutor João Marcondes de Moura Romeiro fundou o jornal Tribuna do Norte trazendo em sua capa um editorial com a seguinte abertura:

O aparecimento de mais um lutador na vasta arena do jornalismo, onde agigantam-se, debatem-se e decidem-se todas as questões que interessam à sociedade não constituirá por si só um acontecimento que mereça os aplausos do público; mas seguramente significa que há quem esteja disposto a servir o seu país, e servir com sacrifício.

Trinta dias antes da cidade de Pindamonhangaba completar 177 anos de emancipação político-administrativa, um idealista e abolicionista entrava na “vasta arena do jornalismo” para “com sacrifício” noticiar o que acontecia no município, na região e no País.

De lá pra cá, dezenas de pessoas estiveram envolvidas na produção, na diagramação, na impressão e na entrega dos exemplares para que a notícia chegasse às mãos dos nossos leitores. (E hoje, mesmo com a versão digital, ainda é grande a procura pela edição impressa).

Nestes 137 anos de publicações ininterruptas os desafios foram imensos. Os endereços diversos. E o envolvimento intenso… Cada servidor ou dirigente que por aqui passou, deixou um pouco de si e contribuiu positivamente de alguma maneira.
Aqui, tem funcionários que chegaram para compor a edição de número 100; e lá se vão mais de 37 anos colaborando com este veículo. Alguns chegaram um pouco depois da celebração dos 100 anos do jornal, e outros estão para completar duas décadas contribuindo para que cada edição traga mais que assuntos factuais: traga informação, cultura, lazer, turismo, arte, fatos e histórias cheias de vida.

Além do novo layout, escolhemos para compor a manchete principal de hoje uma reprodução da capa da edição de número 100 – que traz nosso homenageado maior: Dr. João Romeiro – figura ímpar na trajetória deste secular veículo de comunicação, que desde abril de 2016 (quando o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro publicou sua última edição), passou a ocupar a quinta posição entre os mais antigos jornais do Brasil.

Uma honra para nós funcionários. Para nós leitores. Para nós munícipes. Parabéns, jornal Tribuna do Norte, vida longa!