Editorial : Vida saudável

Chegou o “Dia do Desafio”! Hoje, até as 20 horas, milhares de pessoas irão se aderir ao movimento que começou na década de 1980, no Canadá, e segue mobilizando cidades do mundo inteiro a cada edição. Desde então, a última quarta-feira do mês de maio é sinônimo de atividade física.

Muitas cidades entram na disputa para vencer, algumas apenas para participar e compartilhar a ideia. Quem sai ganhando são os participantes, que “saem da rotina”, mesmo que pelo período de 15 minutos para se exercitarem com aulas de alongamento, zumba, caminhada e até atividades mais extensas como uma partida de futebol ou uma aula de boxe.

Na verdade, o movimento coletivo é um convite à importância de se ter hábitos saudáveis. Isso porque nos dias atuais, com demandas e horários excessivos de trabalho, além do contato intenso com o computares, tablets e celulares, os profissionais acabam por deixar de lado aquele momento do “cafezinho” em que se levantavam e “batiam papo” de cinco minutos em volta da mesa de café.

Hoje, parece que até a ginástica laboral caiu em desuso. A prática – orientada por profissionais, que acontece durante o expediente, buscando minimizar os impactos do sedentarismo e a falta de concentração, por exemplo, – tem sido cada vez menos estimulada.

Especialistas asseguram que profissionais que praticam atividades esportivas e têm hábitos saudáveis apresentam menos problemas de saúde, sejam físicos, psicológicos ou de sociabilização.