Videoaula de papietagem está disponível no canal do youtube de Alarico Corrêa Leite

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Edital 02/2020 – “Linguagens Artísticas” – Lei Aldir Blanc / FMAPC, desenvolveu uma videoaula com a filha do artista plástico Alarico Corrêa Leite, ensinando a técnica do pai. A artesã Izaura Corrêa apresenta com detalhes todas as etapas do processo que Alarico utilizava para fazer suas famosas figuras e bonecões que encantavam o Carnaval de Pindamonhangaba e região. No vídeo, a artesã Izaura ensina como fazer um anzol, símbolo do “Lugar onde se fazem anzóis”. A técnica reconhecida por Alarico como sendo papel machê (papier mâché), na verdade é a papietagem, também conhecida como empapelamento.
A videoaula tem duração de 24 minutos e está disponível no canal do Youtube criado especialmente pelo projeto. A videoaula é uma contrapartida do principal projeto, que é um documentário sobre o ilustre artista Alarico Corrêa Leite. O documentário conta com depoimentos dos filhos e netos do artista e tem a previsão de lançamento no final de abril. No perfil do Facebook e Instagram, estão sendo compartilhadas várias fotos do arquivo pessoal da família.
Segundo a diretora do documentário, Sílvia Maria Souza, a ficha técnica do projeto é prioritariamente formada por mulheres, desde a concepção, realização e até mesmo a contadora responsável. “Pindamonhangaba possui histórico de artistas e filhos ilustres, e graças aos editais de “Linguagens Artísticas” é possível manter viva essa memória. Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, e da Lei Aldir Blanc, estamos produzindo um documentário de curta metragem sobre esse grande artista da cidade: Alarico Corrêa Leite”, finaliza a diretora.
Link da videoaula com Izaura Corrêa https://youtu.be/IOoEq0kFDJg

  • Créditos da imagem: Divulgação