“Virada Educação” promove dia de atividades culturais no CEU das Artes

No último dia 20, aconteceu a “Virada Educação” no CEU das Artes em Moreira César. O evento foi promovido pelo Grupo Ziriguidum, Natália Vieira e Grupo de Teatro CEU das Artes, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.
As atividades iniciaram com um Cortejo Poético, do Grupo de Teatro CEU das Artes junto aos alunos do 3º e 5º ano da Escola Municipal Raquel de Aguiar, do Vale das Acácias. “Esse encontro foi muito alegre, nós com pandeiro, tambor, caxixi e os alunos fizeram chocalhos e até um tambor de panela! Ali cantamos e espalhamos alegria pelo caminho até o CEU”, comenta uma das integrantes do grupo Ziriguidum, Fabiana Fonseca.
Foi realizada também a apresentação da peça de teatro “Folia no Quintal”. Peça do Grupo de Teatro do CEU das Artes que recentemente participou do FESTIL e ganhou prêmio de Melhor Sonoplastia e um Prêmio especial de Resgate da Cultura Popular.
Os alunos prestigiaram o espetáculo com bastante entusiasmo. A peça é um musical que apresenta diversas cantigas e brincadeiras da Cultura Tradicional do Brasil. Ao final todos os participantes fizeram uma reflexão sobre o tema “Como seria a escola dos seus sonhos?”. Essa pergunta foi feita no início do mês para as classes e os alunos, junto aos professores, responderam por meio de desenhos e frases.
Em seguida foi realizado o lançamento do livro “Pindamonhangaba: a cidade da Gente” que contou com a participação de alunos das Escolas Municipais, estiveram presentes também o autor José Santos, junto a um representante da Novelis, empresa que financiou o projeto, o prefeito Isael Domingues, e o secretário da Educação Júlio Valle.
Após o lançamento, o Grupo de Teatro foi até a Escola Estadual Rubens Zamith encontrar um grupo de alunos do 9º ano A que já estava participando da Virada Educação refletindo sobre “Como seria a escola dos seus sonhos?”. O grupo fez uma “Travessia dos Sentidos”, com olhos vendados, o Grupo guiou os alunos da escola ao CEU, explorando a praça entre esse trajeto, possibilitando uma nova experiência envolvendo o corpo e seus diversos sentidos. Finalizamos com a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, de Cacau Rodhen.
Já na Escola Municipal Odete Corrêa, no Jardim Morumbi, Marilia Maia, também integrante do Grupo Ziriguidum inspirou atividades transformadoras, envolvendo escola e comunidade com uma alegre Roda de Música no período da tarde, com participação dos pais e pintura num mural com a Escola dos Sonhos e no período da manhã uma grande roda com Dança Circular coordenada por Bebel Moraes.

  • Uma das atividades durante a “Virada Educação” foi o lançamento livro “Pindamonhangaba: a cidade da Gente”