Vítimas de trânsito são homenageadas com plantio de mudas em Pindamonhangaba

Colaborou com o texto: Victor Gobbo
***
Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com o “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” e Detran SP, realizou, na quarta-feira (21), o plantio de uma muda de árvore, celebrando a redução do número de acidentes e refletindo sobre mudanças de comportamento no trânsito.
O plantio foi feito em uma área verde por alunos da Escola Municipal “Prof. Félix Adib Miguel”, que participam do projeto “Edutran na Escola”, juntamente com os instrutores do projeto e a professora responsável pela sala.
“Pinda é uma cidade pequena perto de tantas outras no Brasil, mas se cada um de nós fizer a sua parte, nós vamos ajudar muito a reduzir o número de acidentes e como vamos fazer isso? Agindo de forma segura e gentil no trânsito, dando o bom exemplo e cobrando de nossas famílias”, explicou o coordenador do projeto Edutran, José Ouverney Junior, às crianças.
Indagados sobre o que fazer para reduzir o número de acidentes, as crianças responderam: usar o cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestres, respeitar o semáforo, não usar celular na direção, entre outros.
A violência no trânsito é um grande desafio para o Brasil e para o Mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas, 1,5 milhões de pessoas perdem suas vidas em ruas e estradas a cada ano, e no Brasil, esse número chega a mais de 43.000 fatalidades. Infelizmente, nosso país ocupa o 4º lugar no ranking mundial de mortes no trânsito. Com o objetivo de promover a reflexão e também mobilizar a sociedade, foi criado em 1993 no Reino Unido e adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2005, o “Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito”, celebrado internacionalmente no terceiro domingo do mês de novembro.
O Estado de São Paulo registrou nesse ano, entre janeiro e setembro, 4.040 mortes no trânsito, uma redução de 4,5% na comparação com o mesmo período de 2017. Desde que o Movimento Paulista foi criado em 2015, foi constatada uma redução constante dos índices, e mais de 630 vidas foram preservadas nesse período.