Editorial : Viva o esporte!

A prática de pelo menos um exercício físico, aliada a uma alimentação balanceada, é um hábito que todos nós, desde a infância, devemos adquirir. Mas por que, afinal de contas, é tão importante assim praticar algum esporte?

A resposta é: quem pratica esporte ou se exercita vive mais e melhor. “A prática esportiva traz longevidade e melhora a qualidade de vida. São diversos os benefícios físicos e mentais: nosso ânimo melhora, temos mais disposição, há liberação de hormônios importantes para o organismo, e ajuda na parte estética, ou seja, troca a gordura por massa magra. Ou seja, seremos pessoas mais saudáveis e mais felizes.

E todo esporte é bom? Acredito que não existe exercício bom e exercício ruim mas, sim, um exercício adequado para cada pessoa.

Infelizmente, o número de sedentários no Brasil ainda é alto e cresce ano após ano. Uma pesquisa do Ministério do Esporte revelou que o sedentarismo atinge quase metade da população brasileira. Foram quase 46% de brasileiros que não praticaram nenhum esporte ou atividade física em anos anteriores e, deste número, mais da metade são mulheres, ou seja, os homens ainda se exercitam um pouco mais.

Hoje em dia gastamos bem menos calorias do que a 100 anos atrás – e há diversos fatores que contribuem para isso, desde o controle remoto, que nos deixa mais acomodados, até a facilidade em se andar de carro, onde passamos sentados bons minutos do nosso dia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, para sair do sedentarismo, precisamos nos exercitar pelo menos 30 minutos por dia nos 7 dias da semana.

Pode parecer muito, mas é importante lembrar que a prática esportiva é fundamental para quem quer viver bem, feliz e cheio de disposição. Não precisa ir até a academia ou gastar dinheiro com roupa para treinar: escolha uma atividade que combine com você, que te dê prazer, como dançar, andar de bicicleta ou caminhar com seu cachorro. Aposte na frequência e você vai ver que podemos ter uma vida melhor de forma simples.