Volume de serviços prestados cai 0,5% em junho ante maio, revela IBGE

O volume de serviços prestados recuou 0,5% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com junho do ano anterior, houve recuo de 3,4%, já descontado o efeito da inflação, maior queda para meses de junho da série histórica, iniciada em 2012. Em maio ante abril deste ano, a taxa com ajuste sazonal foi revisada de uma queda de 0,1% para uma alta de 0,2%.
Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 0,6% em junho ante igual mês de 2015.
Com o resultado de junho, o volume de serviços prestados acumulou queda de 4,9% no ano e recuo de 4,9% em 12 meses.
A série da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi iniciada em janeiro de 2012. A divulgação desta quinta foi a segunda a trazer dados com ajuste sazonal (que permitem a análise do mês contra o mês imediatamente anterior), porque, segundo o IBGE, a dessazonalização necessitava de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.