Voluntariado agora tem marca

Dia 13 de outubro as 18h em uma live feita nos seguintes canais: Instagram – @roberto.ravagnani / @dadivaroficial / @grupoaudisa /@enzocelulari / Youtube Grupo Audisa.
Nesta live foi lançada a Marca VOL – Ecossistema Digital do Voluntariado.
Os criadores e fundadores da Marca VOL, Roberto Ravagnani, Enzo Raia Celulari, Danilo Tisil e Ricardo Monello, nomes de expressiva reputação e reconhecimento no mercado do terceiro setor brasileiro, se associaram para criar o VOL, com abrangência nacional e para américa latina e México, para ser a marca do voluntariado.
De acordo com o dicionário Aurélio, voluntário é algo “que é feito sem constrangimento ou coação; espontâneo. Que só age de acordo com a sua própria vontade. Indivíduo que se encarrega de uma incumbência à qual não estava obrigado”.
Os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentáveis), a ESG (sigla em inglês para “boas práticas ambientais, sociais e de governança”), pautam todas as iniciativas que farão parte do VOL.
Desenvolver o espírito voluntário é sinônimo de amor ao próximo e isso é o que não falta em muita gente pelo Brasil afora, o que faltava era um ponto de união, de reconhecimento, de formação, de valorização maior e apoio, é esta a missão do VOL.
O primeiro programa lançado pelo VOL foi o Premio VOL, que está com inscrições gratuitas abertas para programas de voluntariado de OSC’s, empresas, universidades e pessoas físicas / coletivos, bem como para matérias jornalísticas de rádio, tv e digital/impressa, estes serão reconhecidos de acordo com um formulário de pesquisa, dia 06 de dezembro de forma presencial e digital.
São muitos os exemplos de milhares de brasileiros que doam parte do seu mais precioso bem, seu tempo e talento em prol de pessoas, animais e outras causas de forma anônima e gratuita. Segundo a pesquisa da World Giving Index 2020 – no qual mede a solidariedade de 146 países em três modalidades: doação em dinheiro, ajuda a um desconhecido e voluntariado. O Brasil aparece em quinto lugar em número absolutos (27 milhões de voluntários) e percentualmente na posição 75 (13%) da população envolvida em ações voluntárias. Portanto em ambos os casos percebemos o grande potencial de crescimento que o país tem nesse campo.
Quanto mais voluntários no mundo, menor a violência, menor a criminalidade, menor a corrupção, maior o engajamento das pessoas no campo político e maior a percepção das pessoas que fazem parte de um todo.