Voluntariado, por que fazer?

Ainda tem muita gente que não entende bem o voluntariado e isto é absolutamente normal, visto que ainda não é um assunto tratado de forma cotidiana como qualquer outros diversos assuntos que falamos.

Poderia ser diferente? Sim claro, mas ainda precisamos criar uma cultura de voluntariado e isto parte de uma série de mudanças comportamentais, desde o convívio em família como nas escolas e universidades e nos ambientes de trabalho.

Temos que insistir e isso é papel de todos os cidadãos e entenda cidadão não somente o que ocupa um espaço na comuna ou na sociedade, mas aquele que efetivamente se interessa e se preocupa com a sociedade onde está, de alguma forma, inserido.

E aqui cabe uma série de procedimentos ou melhor dizer de atitudes que demonstre este interesse pela sociedade, a começar pela empatia por aqueles que mais sofrem, que passam por maiores dificuldades.

Temos a oportunidade, muitos de nós pelo menos, de termos um teto, um agasalho, 2 ou 3 refeições por dia e temos que agradecer, não somente a algo superior, mas aos nossos esforços e de muitos que nos ajudaram a chegar até este ponto, qualquer que for ele.

Pronto, esta é uma expressão nordestina que adoro, pois ela é resolutiva.

Isso posto, já seria uma razão para mais que suficiente para doarmos um pouco de nosso TEMPO e TALENTO para a sociedade, o próximo, a humanidade ou o planeta, não importa a causa, mas a ação, isso sim importa e pode fazer a diferença para as pessoas, para a comunidade ou para nosso pobre planetinha que está reclamando há tempos do temos feto com ele.

Mas só para dar mais um motivo, caso este não for suficiente, o que você também ganha é algo sobrenatural, engraçado escrever sobrenatural, parece uma coisa de outro planeta, mas é que para muitos é mesmo, o ganho é surpreendente a este ponto.

É muito difícil medir o que recebemos, pois é algo intangível e não físico, mas plenamente sentido e aproveitado.

Aproveite esta oportunidade de fazer parte da solução dos problemas.