Voluntário põe lixeiras recicladas em pontos da cidade para reduzir sujeira

Servidor municipal recicla caixotes de madeira e as transforma em lixeiras ao longo do anel viário. Em cinco meses, sozinho, ele já coletou cerca de 6,5 toneladas de lixo dos acostamentos e áreas verdes próximas às rodovias

De segunda a sexta-feira, Ademir Ferraz, de 57 anos, passa pelo Anel Viário de bicicleta, voltando do trabalho.
Incomodado com o lixo que via jogado à beira da estrada ao longo de todo o trajeto, Ademir, morador do bairro Vila São Paulo, resolveu agir. Primeiro, ele começou a recolher o lixo. “Eu levava sacos grandes de lixo e ia recolhendo toda a sujeira até achar alguma grande lixeira para depositar tudo”, conta ele.
O problema é que, no dia seguinte, ao passar novamente no local, lá estava o lixo de novo! “Eu juntava tudo e no outro dia tinha mais. Então pensei num jeito de resolver isso”, relembra.
Em novembro de 2016, durante suas férias, Ademir limpou uma grande extensão do anel viário e instalou lixeiras feitas por ele às margens do asfalto. “Pedi umas caixas de madeira no supermercado e com elas fiz as primeiras lixeiras”.
A iniciativa se deu como forma de chamar a atenção da população para o problema em que todos são responsáveis pela preservação do meio ambiente e pela destinação correta do lixo.
De lá pra cá, ele já fez e instalou 105 lixeiras. Todas são numeradas e contém uma mensagem de Ademir. “Deus te abençoe. Dê-me lixo, mas não me quebre.”
Mas engana-se quem acredita que após colocar as lixeiras, ele se contentou. “Duas vezes por semana eu pego minha bicicleta e vou em todas as lixeiras recolhendo o lixo acumulado. Além disso, de tempos em tempos, vou com meu martelo fazer a manutenção das que são quebradas”.
Ademir explica que faz esse trabalho porque tem prazer em ver tudo limpo e arrumado. “Nossa casa deve estar sempre arrumada. E nossa casa é o planeta! Nossa função é manter tudo bonitinho. Quem não gosta de viver num espaço cheiroso e ajeitado?”, pergunta ele.
A meta do funcionário público é instalar 150 lixeiras na cidade. Até agora, com suas 105 já instaladas, ele conseguiu cobrir uma área de 30 quilômetros. “Eu quero que as pessoas vejam que, se eu sozinho, consigo cuidar de 30 quilômetros, dedicando duas horas por dia a esse trabalho voluntário, quanto não pode ser feito se outras pessoas tomarem a mesma atitude?”

  • Com caixotes doados por supermercados, Ademir já construiu 105 lixeiras
  • Em cada lixeira, o servidor deixa uma mensagem, a numeração e a data de instalação
  • Semanalmente, ele percorre 30 quilômetros, coletando o lixo depositado