Yoga recupera a saúde e a vida

Yoga é uma prática integrativa e complementar que foi inserida no SUS, pela portaria 849 do Ministério da Saúde. A Portaria define: “É uma prática que combina posturas físicas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento. Atua como uma prática física, respiratória e mental. Fortalece o sistema músculo-esquelético, estimula o sistema endócrino, expande a capacidade respiratória e exercita o sistema cognitivo. Um conjunto de ásanas (posturas corporais) pode reduzir a dor lombar e melhorar Para harmonizar a respiração, são praticados exercícios de controle respiratórios denominados de prânâyâmas. Também, preconiza o autocuidado, uma alimentação saudável e a prática de uma ética que promova a não-violência. A prática de Yoga melhora a qualidade de vida, reduz o estresse, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, alivia a ansiedade, depressão e insônia, melhora a aptidão física, força e flexibilidade geral”. (Ministério da Saúde – saude.gov.br)

Cientificamente comprovada e recomendada pela Organização Mundial de Saúde, a prática tem, além de todos os benefícios acima citados, auxiliado diversos praticantes a desenvolverem o perdão, o auto-perdão, a gratidão e a elaborar e/ou ressignificar os seus traumas. E tudo isso não é exagero!

Acompanho meus alunos e escuto os seus depoimentos e devolutivas. Já ouvi diversas vezes: “Yoga me devolveu a vida!”

Recomendo a todos! Uma vez, que na minha experiência pessoal, pude comprovar todos esses ganhos para o meu psiquismo, corpo e mente. Além disso, energeticamente, me sinto muito mais disposta e cheia de vitalidade.

Caso você comece a praticar, aqui vai um alerta: você mudará hábitos alimentares, pode ser que mude de parceiro ou de profissão, pois, adquirirá uma consciência muito maior de quem é você, do que realmente importa, etc. Suas escolhas serão mais conscientes e genuínas. Serás guiado por uma energia maior e divina, fonte de toda vida. Tocará a consciência universal. Aprenderá a respirar, a se acalmar, a gerir as próprias emoções e a esperar o tempo das coisas. Saberá e sentirá, no fundo da alma, que tudo passa. E por saber, no corpo e no coração que tudo passa, terá um semblante de paz e de alegria. Saberá que é amparado e guiado em cada passo.

E então? Precisa de mais motivos para começar?
Você que está desanimado, deprimido, ansioso, com autoestima baixa, desenvolveu diabetes, adquiriu um câncer, perdeu alguém da família, perdeu o emprego ou tenha passado por qualquer outro sofrimento, abuso, trauma eu sugiro que experimente e sinta o que o YOGA pode.

E não para desmistificar que Yoga é só para quem tem flexibilidade ou um corpo magro, eu afirmo com toda a certeza que YOGA É PARA TODOS. Yoga é, inclusive, para quem não consegue se locomover. A prática tem diversas variações e possibilidades, tais como a Meditação e o Relaxamento que promovem inúmeros benefícios, temas das próximas colunas.

E você que tem a sorte de morar em Pindamonhangaba, oferecemos a prática pelo SUS, na Fisioterapia, no CPIC (3ªs e 5ªs, às 8h), Bosque da Princesa (aos domingos, às 9h) e Parque da Cidade (quarta, às 8h). Além disso, o grupo Lótus oferece a prática quinzenalmente no 1º e 3º fim de semana do mês, no Parque da Cidade, às 9 horas. Aproveitem. Desejo vida abundante e paz a todos!