Proseando : ZOO-LÓGICO?

Você consegue decifrar o enigma no texto? Envie-me a resposta: WhatsApp – 99735 0611

Minha avó é uma velhinha engruvinhada que usa óculos fundo de garrafa, par de tênis conga — relíquia da juventude —, meia soquete, bermudinha rosa e blusa branca com estampa da mulher maravilha. Todo mês pinta os cabelos com cores bizarras. Mês passado estavam alaranjados. Agora, verdes. Azul é a cor escolhida para o próximo mês.

Meu avô acha ridículo o comportamento dela. “Onde já se viu uma velha mais pra lá do que pra cá se vestir como mocinha. Só pode estar gagá. Não é à toa que seu apelido é Birutinha. Dona Birutinha”.

Ela não dá a mínima pra ele. Daquele jeitinho vai ao supermercado, à farmácia, à padaria e a outros tantos estabelecimentos. Mas o que ela mais gosta de fazer é excursionar. Semana passada foi ao zoológico de São Paulo. E quando voltou, jurou que estava me trazendo um presente achado no zoo, mas precisou devolver.

— Presente que precisou devolver? O que era, vó?

— Meu neto, se você prestar atenção no que vou contar, saberá o que era. O ônibus saiu bem de manhãzinha. Viajei em pé. Você sabe que eu gosto de contar piadas nas viagens, de gesticular, de fazer caretas. Sentada não conseguiria o mesmo efeito. O Tião do caldo de cana foi sentado ao lado da Larissa, sua ex-namorada. Dona Dolores teve a companhia do Tulio borracheiro. Aquela nossa vizinha da casa em frente, a Dona Priscila, sentou-se ao lado do Botelho vidraceiro. A Vicentina, minha colega de magistério, ocupou duas poltronas. A Talita, aquela moça bonitona que vive arrastando asa pra você viajou com a dona Chiquinha. Nas poltronas 1 e 2 foram as irmãs Ivanise e Marylene. O Renan do lanche levou a esposa Raimunda.

— Quanta gente, vó!

— Sim. Ônibus lotado. Mas não ficarei aqui relacionando os demais.

— A senhora pensa que com esse seu relato eu saberei qual o presente que me daria? Impossível…

— Você sempre ansioso, apressado. Ainda não terminei. Dentro do zoológico, encontrei algo e peguei. Iria trazer de presente pra você se não aparecesse o dono. Não apareceu nenhum dono, mas não pude trazer. Quer saber o que era?

— Ah, vó, conta logo.

— Junte os pedacinhos e saberá. Junte as primeiras partes dos acompanhante da Dona Chiquinha, da Dona Dolores, Dona Priscila e do Tião.

Depois de um tempinho elucidei o enigma.

— Nossa, vó. Quer dizer que a senhora quase cometeu um crime?

  • Arquivo pessoal