118 mil eleitores devem ir às urnas em Pindamonhangaba no domingo (15)

No próximo domingo (15) acontecerão em todos os municípios brasileiros as Eleições Municipais 2020. Em Pindamonhangaba, 118.630 eleitores poderão participar do processo eleitoral.
O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. As eleições 2020 serão para eleger os prefeitos e vereadores.
Para votar, no dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação e o próprio titulo de eleitor que esta disponível para baixar na lida de aplicativos do seu telefone celular.
Para aqueles que não conseguirem comparecer no dia da votação, no prazo de 60 dias após cada turno, é possível justificar comprovando o motivo da ausência, com atestado médico e bilhete de viagem, por exemplo. Há três possibilidades: presencialmente em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pela internet no Sistema Justifica – o site só funcionará após a eleição.
Se o eleitor não votar nem se justificar, terá que pagar uma multa, cujo valor será definido por um juiz eleitoral. Sem a prova de que votou, de que pagou multa ou de que se justificou, o eleitor fica impedido de se inscrever em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, entre outras penalidades.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação