13º salário deve injetar até R$ 77 milhões na economia da cidade

Estudo inédito mostra que benefício é importante para consumidores e empresários, principalmente
em momentos de retração econômica.

 

O décimo terceiro salário dos trabalhadores formais de deve injetar até R$ 77 milhões na economia local no final de 2017.
O estudo inédito do Sindicato do Comércio Varejista de Pindamonhangaba (Sincomércio Pinda) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP), tem como base os dados da Relação Anual de Informações sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Segundo as instituições, é importante frisar que a injeção monetária do 13º é um alento aos consumidores e empresários, principalmente em períodos de reação econômica, como o atual. “O benefício favorece consumidores a regularizarem dívidas, em atraso ou não, e a retomar o consumo. Além disso, o 13°é o responsável pelo Natal ser a principal data especial do varejo. Ele faz, normalmente, o comércio varejista vender até 30% a mais em dezembro do que a média dos outros meses, garantindo maior giro de caixa e, também, de estoques, algo essencial em todos os momentos, mas principalmente após um período de retração”, avalia o assessor econômico da FecomércioSP, Jaime Vasconcellos.
O montante previsto foi calculado a partir da massa salarial paga aos 30 mil trabalhadores com carteira assinada da cidade que iniciaram esse ano, somado ao saldo da massa de salários. Nos cálculos, não foram considerados os recursos recebidos pelos aposentados e pensionistas.

  • O 13º é responsável pelo Natal ser a melhor data para o varejo