280 famílias do “Bem Viver” recebem contratos do imóvel

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, continua realizando semanalmente a entrega de contratos de compra de imóveis, todos registrados no cartório de imóveis, para as famílias do “Bem Viver”, no Araretama. Na última terça-feira (15), 280 famílias do condomínio Cerejeira receberam o contrato e também a cópia da matrícula do seu imóvel.
A entrega aconteceu a partir das 9h30, no centro comunitário do Cerejeiras e contou com a participação do prefeito Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, secretário de Habitação João Gontijo, vereadora Gislene Cardoso e técnicos da secretaria de Habitação.
A entrega está sendo escalonada durante todo o dia para evitar aglomerações e possível contaminação por Covid-19. Os moradores dos outros condomínios do “Bem Viver” também vão ganhar os documentos e as entregas vão acontecer toda terça-feira, sempre com tabela definida pela Secretaria de Habitação.
As 1.536 famílias do “Bem Viver” receberão sua documentação, sem nenhum custo financeiro. “Uma matrícula de um imóvel como este tem um custo de cerca de R$ 3 mil para cada morador, mas todos irão receber sem custo. Além disso, uma lei municipal autorizou a isenção do IPTU durante 10 anos e também do ITBI quando o imóvel for registrado oficialmente no cartório”, afirmou a Diretora de Habitação, Monique Dias.
O prefeito Isael Domingues afirmou que um de seus compromissos na área habitacional foi proporcionar a regularização jurídica de loteamentos municipais. “O ‘Bem Viver’ existe há três anos e os moradores já estão recebendo seus contratos. Temos bairros com mais de 20 anos, que as famílias ainda não têm esse documento para registro em cartório”.
A prefeitura estima que até o fim do ano mais de dois mil imóveis receberão a documentação, valorizando o imóvel e trazendo a segurança jurídica para seus proprietários.
Ao concluir sua fala, o prefeito transmitiu uma mensagem de conscientização aos presentes para colaborar na contenção da propagação do Covid-19. “Tomem muito cuidado neste momento crítico que estamos vivendo. Permaneçam em suas casas o máximo possível. Caso saiam mantenham o distanciamento, use corretamente as máscaras fazendo sua correta higienização”.

“Pensei que nunca fosse receber esse documento”, afirma moradora do Nova Esperança
A entrega de documentos para registro de imóvel vem sendo marcada por muita emoção e alegria. Os relatos dos moradores mostram que o programa da Secretaria de Habitação é realmente uma grande ação, que traz além da valorização do imóvel a garantia de uma segurança jurídica que até então eles não tinham.
Moradora do Loteamento Nova Esperança, Andrelina Pereira da Cruz saiu de sua casa na última terça-feira (10) para uma missão que nunca imaginaria que fosse acontecer: receber o contrato de doação para registro com legitmidade do seu imóvel.
Viúva do servidor público municipal Benedito Balduíno da Cruz, dona Andrelina conta que a família mudou para o imóvel, localizado na rua Padre Valter Donati, em 1997. “Meu marido já faleceu e nunca conseguiu esse documento. Foi uma luta muito grande, as pessoas falavam que a gente nunca conseguiria a documentação. Quero arrumar toda minha documentação, para um dia na minha falta não deixar dor de cabeça para os meus três filhos”, afirmou.
Segundo ela foram mais de 20 anos correndo atrás da documentação e hoje a sensação é de segurança e de paz. “Um dia cheguei até chorar, pois no bairro muitos comentavam que a casa estava irregular e que a máquina iria derrubar nossa casa. Fui várias vezes à prefeitura e os funcionários falavam que era muito difícil, mas hoje saio daqui feliz com a vitória nas mãos”, contou Andrelina feliz, exibindo a pasta com sua documentação.

  • Andrelina, moradora do Nova Esperança, emocionou-se no ato de entrega da documentação de seu imóvel -
  • A entrega aconteceu no centro comunitário do Cerejeiras. As 1.536 famílias receberão toda a documentação sem custo - Créditos da imagem: Divulgação
  • Entregas estão sendo realizadas respeitando o distanciamento e as normas sanitárias - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação