“40º Feste” termina no domingo

O “40º Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba – Feste”, entra em sua reta final. Até seu encerramento, no domingo (25), mais seis espetáculos serão apresentados, gratuitamente, no Teatro Galpão, Parque da Cidade e Bosque da Princesa – lembrando que, para os espetáculos no Teatro, é necessário retirar o ingresso uma hora antes da apresentação, na bilheteria.
Até seu encerramento, o festival terá comédia gestual, teatro de rua, infantil e drama. A cerimônia de premiação será no domingo (25), a partir das 20 horas. Na ocasião, haverá uma homenagem ao idealizador do Feste, na década de 70, o Prof. Diógenes Chiaradia Feliciano e, na sequência, fechando o evento, a apresentação do espetáculo convidado “Estado de Sítio”, com a Cia. Teatral Controvérsias, de Pindamonhangaba.
O Feste reúne espetáculos de diversos estados brasileiros, com histórias emocionantes, engraçadas, dramáticas, e temas atuais nas mais diferentes linguagens cênicas. O evento é uma realização da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura, e a programação completa, com as sinopses dos espetáculos, pode ser conferida no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
Histórico do Festival
Em 1974, o prof. Diógenes Chiaradia Feliciano criou o Grupo Teatral São Francisco. Com este grupo, realizou diversas apresentações no Salão Paroquial e, ainda em 1974, realizou na AA Ferroviária o festival de teatro, que ganhou o nome de Feste – que hoje é o nosso Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba.
Nos anos seguintes, Diógenes deparou-se com muitas dificuldades para prosseguir com o Festival. Mas a sua tenacidade foi conquistando a colaboração de seu grupo e comovendo alguns empresários, que foram cedendo o uso de seus espaços, possibilitando as apresentações.
Em 1975, o Festival aconteceu novamente no Salão Paroquial, em outubro, com nome grupos participantes, tendo sido necessário o processo de seleção dos espetáculos, devido ao grande número de inscritos. Em 1976, foi realizado no então Cine São José. Em 1977, o Festival começou a ser realizado no Clube Literário e Recreativo, ali permanecendo até o ano 2000.
Em 1980, a Prefeitura de Pindamonhangaba assumiu a realização do Feste, por meio do Departamento de Cultura, que passou a organizar a coordenar o festival. Em 1982, 1986, 2010 e 2016 não foram realizados por falta de recursos.

Sexta-feira (23)
Fulano & Sicrano
Etc e Tal – Rio de Janeiro – RJ
Horário: 20 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia Gestual
Traz para o teatro adulto o humor e a linguagem dos quadrinhos e da animação, colocando no palco o humor inusitado que é retirado de diversas situações. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular. Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos elaborando na cena a característica mais forte do ETC E TAL, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular.

Sábado (24)
Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro
O Buraco d’Oráculo – São Paulo – SP
Horário: 10 horas
Local: Parque da Cidade
Classificação: 14 anos
Gênero: Teatro de Rua
É uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Utilizando imagens, gestos, canções e palavras para completar um todo, o Buraco d`Oráculo leva a cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano.

Sábado (24)
Máquina de Brasilidades
Grupo Clawnbaret – São Paulo/SP
Horário: 17 horas
Local: Bosque da Princesa
Classificação: livre
Trazido pela parceria com o SESCOOP. A Máquina de Brasilidades sorteia e apresenta temas da cultura brasileira! Funciona somente quando acionada pelo público! Quer saber o que vai acontecer? PUXE A ALAVANCA…

Sábado (24)
A Receita
NAC – Núcleo de Artes Cênicas Sesi 2017 – São José dos Campos/SP
Horário: 20 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação:16 anos
Gênero: Drama
A Receita abre as portas para o encontro de realidades culturais e sociais opostas, colocando em contato um médico recém-formado e um universo de miséria. O choque cultural acentua-se quando a família projeta o Médico como o grande salvador: o filho mais velho, arrimo de família, está com a perna gangrenando devido a um espinho no pé e percebe que tudo e todos estão gangrenando.

Domingo (25)
A Bruxinha
Cia Truks – São Paulo/SP
Horário: 16 horas
Local: Bosque da Princesa
Classificação: livre
Gênero: infantil
A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari ganha corpo – e alma – de bonecos, e leva para os palcos toda a sua graça e inusitado senso de humor.

Domingo (25)
Estado de Sítio
Cia Teatral Controvérsias – Pindamonhangaba/SP
Horário: 20 horas
Local: Teatro Galpão
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
Após os maus presságios pela passagem de um cometa, uma pequena cidade passa a ser governada pela Peste, que, usurpando o poder de uma líder inerte, instaura o Estado de Sítio e cria um regime ditador, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. A vida dos cidadãos é submetida ao império da Peste e de sua Secretária, de modo que o sofrimento e o desespero se tornam banais.

  • Dia 24 - convidado - Máquina de Brasilidades
  • Dia 25 - convidado - Estado de Sítio