Espaço AJOP

Fica muito mais fácil estar atento às novas demandas do mercado e as mudanças sociais quando se está a par dos acontecimentos e transformações, além de saber em quais cursos e áreas investir para crescer na carreira e se tornar um profissional requisitado.

Segundo informações divulgadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego no Brasil foi de 13,2% em 2021. Isso indica que a média anual de desempregados ficou em 13,9 milhões de pessoas.

Quando existe uma taxa de desemprego elevada, como é o caso atual, o número de pessoas em busca de emprego também aumenta, fazendo com que a concorrência no mercado de trabalho seja muito grande.

Por isso é tão importante se atualizar na área, apostar em especializações e turbinar o currículo. Afinal, destacar-se no mercado significa conseguir novas oportunidades de emprego mesmo diante de um cenário pouco favorável.

Entre as profissões em alta estão enfermeiros especializados, criadores de conteúdo digital e profissionais de tecnologia, segundo relatório divulgado pelo Linkedin.

A melhor forma de aproveitar as oportunidades que aparecem no mercado é investindo na qualificação profissional e continuar adquirindo conhecimentos constantemente para se atualizar nas necessidades.

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/sp
Presidente da AJOP