Cuidar melhor do seu patrimônio histórico

Ao longo de mais de três séculos, Pindamonhangaba sempre se orgulhouem ter ilustres personalidades que lutaram pela preservação de seu patrimônio histórico, uma das maiores riquezas da nossa Princesa do Norte. Sejam os grandes barões e viscondes, que construíram imponentes riquezas arquitetônicas, ou sejam personalidades políticas e religiosas, cada uma delas liderando em seu tempo lutas homéricas pela conservação da nossa história, retratada em prédios centenários.

Num passado bem recente vimos o empenho da preservação e restauração do Palacete Visconde da Palmeira (Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina – construído entre 1850 e 1864) bem como do Palacete 10 de Julho (antigo Paço Municipal – construído entre 1870 e 1876). São patrimônios do povo de Pindamonhangaba que hoje exibem para as futuras gerações um pouco da nossa história.

Em pleno século XXI,detectamos a ausência de personalidades brilhantes que possam lutar e liderar movimentos em prol desta causa. Nossos prédios históricos, templos religiosos e turísticos carecem de atenção. Temos no coração da cidade três centros históricos que clamam por socorro:

1. A majestosa Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, que viu no Monsenhor Marcondes o grande líder que a incentivou com diversas autoridades em 1841;

2. O bucólico Bosque da Princesa que desde 1868 recebe turistas como no passado o casal imperial Conde D´Eu e Princesa Isabel;

3. A querida Igreja São José, que teve em 1840,como grande protagonista de sua construção opadre João de Godoy Moreira juntamente com sua família e líderes políticos da época.
A culpa é do prefeito! A culpa é do padre! A culpa é do empresário! Não… a Igreja Matriz, o Bosque e a Igreja São José não são deles! São do povo de Pindamonhangaba! É nosso patrimônio! Devemos refletir e buscar alguma forma de participar, para não deixar a história registrar no futuro a omissão de quem só ficou criticando em redes sociais! Pindamonhangaba e seus patrimônios históricos precisam de voluntários. Que cada um possa fazer a sua conscientização!

Finalizo deixando a reflexão de um filho ilustre que muito fez por Pindamonhangaba… “Foi a terra em que nasci a criadora do meu destino, a inspiradora da minha conduta, a conduta de meus propósitos e de meus passos” – Senador Dino Bueno.