Editorial : A arte como terapia

Não é de hoje que iniciativas buscam aliar a arte à cura de patologias por meio de exercícios em grupo (ou de forma individual) que leve o atendido a participar de práticas terapêuticas.

Em linhas gerais, a “arteterapia” é um procedimento terapêutico que trabalha técnicas especiais e não apenas artísticas; usando a arte como forma de comunicação entre o profissional e o paciente, objetivando a cura ou a melhora do quadro clínico.

Dentro deste contexto, o projeto “Arte Encanto Terapia”, do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, tem por proposta utilizar-se da arte como forma de comunicação, mas também de ocupação, de integração e de lazer; buscando, sobretudo, produções artísticas em prol da saúde e da inclusão social.

A abertura do projeto ocorreu no último sábado (14), no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina e, durante as próximas seis semanas, os artesãos da loja “Arte Encanto”, que fica no Shopping Pátio Pinda, estarão ensinando crochê para alunos com necessidades especiais.

O objetivo maior do projeto é que esses alunos possam passar um tempo juntos, com qualidade, interação e aprendizagem.