A banda do ginásio do Santana

Uma nota publicada na edição de 16/10/1976 deste jornal, revela que a Banda Marcial da EE Professor Mário Bulcão Giudice foi fundada em 1968 com apenas 20 elementos e tinha seu uniforme baseado no da Guarda de Honra da Rainha Elizabeth, da Inglaterra.
Tornou-se Banda Marcial em 1973 e, nesse mesmo ano participou pela primeira vez do Concurso de Bandas e Fanfarras de Guarulhos (já com maior número de componentes), classificando-se em 9º lugar. No ano seguinte, participou pela segunda vez e conseguiu alcançar a 7ª posição.
Em 1976, com maior número de concorrentes (cerca de 30), obteve o honroso 5º lugar, largando para trás bandas famosas como as das cidades de São José dos Campos, Mairiporã, Mauá, Bragança Paulista, Araras e algumas da capital (Vila Maria, Vila Guilherme etc.). Ainda em 1976, contando com 55 elementos e um instrutor, competiu no 1º Concurso de Bandas e Fanfarras de Pindamonhangaba, realizado na Vila Militar, classificando-se em 2º lugar, superada apenas pelo Colégio La Salle de Aparecida.
Todos os anos, desde a sua fundação, participou dos desfiles comemorativos à Semana da Pátria (7 de setembro) e sempre foi convidada para fazer apresentações em festas e comemorações em cidades vizinhas.
Complementamos que essa banda foi desfeita no início dos anos oitentas e a saudosa professora Helena San Martin, reunindo seus músicos mais os músicos da Banda da Escola Estadual Dr. Rodrigo Romeiro, deu origem à Banda Marcial Juvenil do colégio Externato São José, Banda que conquistou inúmeros troféus pelo Brasil e que, infelizmente, também foi extinta.

  • Museu da Banda Marcial Sant’Ana guardará um pouco da história de uma banda que encantava o público em suas apresentações