A importância do empoderamento feminino

O câncer de mama é o segundo câncer que mais afeta as mulheres no Brasil. Receber seu diagnóstico e enfrentá-lo é um grande desafio para qualquer pessoa, independentemente da idade ou do estágio da doença.
Desde que as campanhas de conscientização tomaram força, a importância do autoexame e do diagnóstico precoce são as principais pautas levadas às mulheres.
No entanto, praticar o autoexame e conhecer o próprio corpo ainda são grandes tabus entre as mulheres. É neste ponto que entra em cena a importância do empoderamento feminino.
O empoderamento é um processo no qual, por meio do acesso à informação, você entende como retomar e utilizar o poder sobre si mesma.
Bem, quando uma paciente tem conhecimento sobre sua situação e sobre como agir, ela tem em mãos o poder de escolha. Portanto, é ela quem tem autonomia para decidir como deseja prosseguir com seu tratamento, sem que lhe imponham ordens ou a inferiorizem de alguma maneira.
Com isso, fica clara a importância do empoderamento feminino antes, durante e após o tratamento do câncer de mama. Mesmo aquelas mulheres não diagnosticadas podem fazer uma grande diferença! Ao se conscientizarem e participarem ativamente, o apoio e luta pela vida das pacientes fica cada vez mais forte.

Fonte: Instituto Peito Aberto.

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/SP