Vanguarda Literária : A MAGNÍFICA – TROVADORA MARIA NASCIMENTO DE CARVALHO

O grande pensador inglês Prentice Mulford escreveu certa vez : “Nas elevadas esferas da inteligência humanas estão sempre aqueles que, alegres e satisfeitos, confiam em futuros triunfos e grande felicidade. Neles a fé se transforma em vitória. Ao manter a sua inteligência em estado apropriado para a inspeção de suas idéias e pensamentos, atraem para sí uma corrente constante de admiração e respeito”.
Isso tudo é o que poderíamos afirmar, a priori ,sobre essa Poetisa admirável : MARIA NASCIMENTO SANTOS CARVALHO, Magnífica Trovadora dos Jogos Florais de Nova Friburgo, o que significa dizer: é uma das maiores Trovadoras do nosso país, e, também apontada como uma das maiores poetisas do Estado de Alagoas de todos os tempos, conforme escreveu, com muita propriedade, outro exponencial da Trova Brasileira : o saudoso ELTON CARVALHO.
Com a sua grande capacidade de luta e iniciativa, essa mulher dinâmica mostra-nos que a força da inteligência constitui a pedra angular do bem-viver e do triunfo, e que, com toda certeza, onde há humildade existe a sabedoria. Vencedora em inúmeros Jogos Florais, MARIA NASCIMENTO mostra elevada filosofia e lirismo em Trovas antológicas como as que apresentamos para o deleite dos leitores:

“Nas fantasias doiradas
a que a inspiração me leva,
eu transformo em alvoradas
meus crepúsculos de treva “.

“Muito embora ainda me doa
o que teu orgulho fez,
meu coração te perdoa
trinta e um dias por mês..”

“ Em face da discrepância
existente entre os conceitos,
procuro sempre distância
dos que se julgam perfeitos.”

“É inverno…Chove lá fora,
mas o frio que me invade
não é do tempo que chora:
é o frio atroz da saudade.”

Na sua Poesia de alto lirismo, como já afirmamos, MARIA NASCIMENTO surge sempre, de maneira indelével na figura forte da mulher verdadeira, a cumprir o seu destino, com determinação e inacreditável fortaleza, deixando traços claros de um espírito superior que é indiferente aos escoar inexorável do tempo. Ela nos demonstra a juventude dos que têm fé, confiança, e trazem consigo o esplendor dos sonhos, na confiança irrestrita na sabedoria do Deus-Pai que vela por nós. Dessa maneira, convida-nos ao doce convívio no reinado da fraternidade, ao embate do viver sem esmorecimento, como nos mostra nessas Trovas magníficas:

“ Meia-luz não me tortura
nem faz pesar minha cruz,
porque a penumbra é a mistura
que Deus faz de treva e luz ! “

“ Que eu faça o bem no caminho
amparando meu irmão,
nessa glória de moinho
que ajuda o trigo a ser pão ! “.

Ave, Irmã-Trovadora, MARIA NASCIMENTO SANTOS CARVALHO, orgulho da União Brasileira de Trovadores, espírito de luz, sempre querida e admirada pelos que têm o privilégio de ser agraciados com o calor do seu carinho e da sua amizade, como o autor dessa breve crônica, a qual certamente, está aquém dos seus méritos, todavia, foi escrita com as tintas do coração !