Registro Cultural : A plenária de outubro da Academia de Letras

Por motivo do feriado do último 28 (Dia do Funcionário Público), o jornal Tribuna do Norte não circulou na terça-feira (29) e, por conta disso Registro Cultural só hoje registra a plenária solene da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras referente ao mês de outubro.
A plenária, ocorrida na sede da APL (Palacete 10 de Julho), na noite do dia 25 de outubro também marcou o retorno da escritora Elisabete Guimarães à presidência da entidade. No período em que Elisabete precisou se afastar, dirigiu a entidade, com igual competência e compromisso, o vice-presidente Edmar de Souza.

 

Medalha “Athayde Marcondes”

O destaque da noite literária no Palacete 10 de julho ficou por conta da entrega da Medalha de Mérito “Athayde Marcondes” (honraria criada pela Câmara Municipal para agraciar anualmente aqueles que contribuem com a cultura do município) ao acadêmico, poeta, dramaturgo e professor Alberto Marcondes Santiago, que entre seus relevantes feitos e contribuição cultural está a criação do Festipoema, Festival de Poemas, hoje de abrangência nacional, destinado a premiar autores poetas e atores intépretes da poesia.
Alberto foi muito aplaudido e cumprimentado pelos colegas acadêmicos, entre esses o bisneto de Athayde, José Luís Gândara Martins, e público presente. Representando a Câmara na homenagem esteve o autor da indicação em favor de Alberto, vereador professor Oswaldo Macedo Negrão.
Já receberam a Medalha “Athayde Marcondes jornalista e pesquisador Altair Fernandes; escritor e historiador Dr. Francisco Piorino Filho; escritora, pesquisadora e professora Júlia San Martin Boaventura; cidadão Joaquim José Eugênio, o Joaquim Português (nacionalidade) ou Joaquim da Figueira (homenagem “post mortem”); banda centenária Corporação Musical Euterpe e agora Alberto Marcondes.

 

Nova acadêmica

Na sessão tomou posse ao quadro de membros honorários da APL, a senhora Maria Stella Splendore. A nova acadêmica assumiu a cadeira 18H, que tem como patrona a professora Maria Carmelita Salgado , a inesquecível e estimada Dona Nini Salgado.

 

Datas de outubro

Em alusão às datas comemorativas do mês de outubro, a APL também prestou homenagens ao Dia da Criança e Dia do Professor.
Representando as crianças, recebeu Diploma de Honra ao Mérito a escritora-mirim Larissa Eloise Mendes Claro, autora do livro “O unicónio sem asas”. A homenagem aos professores Syllas Pucinelli e Pedrina Carlota Rezende, representou a lembrança e carinho da Academia de Letras com todos os professores.

 

Música

Como sempre acontece em plenárias solenes da Academia de Letras, a acadêmica professora de artes e música, Jaqueline Bigaton Porto, foi responsável pela animação musical do evento. Foi muito aplaudida a apresentação de seus alunos músicos, estudantes da Fasc- Faculdade Santa Cecília.

  • Acadêmico professor Syllas Pucinelli também foi homenageado com Diploma de Honra ao Mérito
  • Bete Guimarães premiou com Diploma de Honra ao Mérito a escritora-mirim Larissa Eloise Mendes Claro
  • Professora Pedrina Carlota Rezende tendo do lado direito Bete Guimarães e Edmar de Souza, e à esquerda a escritora e acadêmica, Gislene Alves
  • Alberto Marcondes recebeu a Medalha “Athayde Marcondes”
  • A nova acadêmica Stella Splendore ladeada à direita pela presidente Bete Guimarães e vice Edmar de Souza; à esquerda, pelas colegas acadêmicas, Ana Maria Guimarães e Eva Andrade