Editorial : A “Semana Santa” e suas tradições

Oficialmente, o “Domingo de Ramos”, que este ano aconteceu no dia 25 de março, dá início às solenidades da “Semana Santa” – de acordo com o calendário cristão.
A “Páscoa” – data que celebra a ressurreição de Cristo – ocorrerá no próximo domingo (1º de abril) e, durante esta semana, a tendência é que a busca por peixes comece a ficar mais intensa a partir de quarta-feira.
De acordo com pesquisas, no cristianismo, o peixe simboliza a fé e a esperança em Jesus Cristo. Incluindo aí relatos de que os discípulos e os primeiros cristãos tinham o costume de presentear uns aos outros com o alimento como uma forma de comunhão.
Nos dias atuais, o hábito de consumir peixes tende a acontecer com maior intensidade entre a “Sexta-Feira da Paixão” e o “Domingo de Páscoa”; ou para os mais devotos, durante a “Quaresma” – período de quarenta dias que antecede a “Páscoa”.
Nesta edição do jornal, trazemos uma matéria que aborda questões relacionadas à “Semana Santa”, ao consumo de peixes e como os comerciantes se preparam para esta data religiosa e festiva.