Registro Cultural : A sessão plenária solene da academia de letras

Por Altair Fernandes Carvalho

Na noite de sexta-feira (28), em sua sede no Palacete 10 de Julho, foi realizada a plenária solene da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras. A sessão constou de palestra, homenagens e solenidade de posse de acadêmico ao quadro de membros titulares.
Como ocorre em suas plenárias solenes, a APL destacou as datas comemorativas referentes ao mês em curso. Foram lembradas às efemérides: Dia das Crianças, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia do Professor e o escritor Athayde Marcondes, nascido a 11 de outubro de 1863.

 

Vida e obra de
Athayde Marcondes

A palestra do mês, em homenagem a José Athayde Marcondes, patrono da cadeira de nº 13 da APL, coube ao seu neto, o acadêmico José Luiz Gândara Martins. Ele discorreu sobre a vida e a obra do escritor, historiador, poeta, jornalista, músico e farmacêutico que embora tenha nascido em Taubaté se destacou como o grande divulgador de Pindamonhangaba.
Gândara mencionou os fatos mais interessantes sobre obras literárias de Athayde Marcondes, como os livros “Pindamonhangaba – apontamentos históricos, geográficos, genealógicos, biográficos e cronológicos” (1ª edição, 1906, 2ª edição 1922)), e “Música e Musicistas”, escrito a mão por Athayde e que se encontra no Centro de Memórias “Barão Homem de Mello”.
Em 2014, a Câmara de Vereadores homenageou Athayde Marcondes (em memória) com o título de “Cidadão Pindamonhangabense”, honraria, na ocasião, entregue a Gândara. O historiador também dá nome a medalha que homenageia pessoas e instituições que ajudam na preservação da história e cultura da cidade.

 

Ana Maria Iadeluca
assume cadeira nº 35T

Até então pertencente ao quadro de acadêmicos honorários, a poetisa, atriz e publicitária Ana Maria Iadeluca foi recebida para ocupar a cadeira nº 35 de membros titulares, que tem como patrono o Dr. Ângelo Paz da Silva. Em seu pronunciamento, Ana Maria relembrou aos acadêmicos e demais pessoas presentes o tipo inesquecível que fora o historiador Ângelo Paz da Silva, ressaltando sua atuante participação na política local.

 

A mesa dos trabalhos foi composta pela presidente Bete Guimarães, pelo vice-presidente, Edmar de Souza; acadêmico e palestrante da noite, Luiz Gândara: acadêmico e representante da OAB,  Paulo de Andrade; diretor de Cultura, Alcemir Palma.

  • Musicando a plenária solene. A apresentação musical que harmonizou o ambiente do palacete coube aos músicos da Fasc – Faculdade de Música Santa Cecília, Débora Fernandes e Henrique Parente (foto). As apresentações de alunos músicos da Fasc são coordenadas pela professora e também membro da APL Jaqueline Bigaton
  • Professor homenageado 2 Débora Fernandes homenageou seu professor, o acadêmico e músico Pedro Ivo Salles (foto acima), revelando que fora sua aluna no então Instituto de Educação João Gomes de Araújo (atual Etec). Déboraconfessou ter se inspirado nele para seguir também na arte musical e que “há muito tempo queria encontrá-lo para dizer o tamanho da importância das suas aulas na vida dela”.
  • Professor Homenageado 1 O acadêmico Gilmar (foto acima) representou os professores na homenagem da APL aos mestres e educadores
  • Ana Maria, a nova acadêmica titular e a presidente da APL, Bete Guimarães
  • Luiz Gândara exibe a obra (escrita a mão) que revela o talento para a arte musical do avô Athayde Marcondes
banner_acessoainformacoes
banner_portaldatransparencia
banner-prefeitura
banner-fundacao
banner-anuncie-aqui
banner-facebook
Desenvolvido por CMC Multimídia
Font Resize
Modo Contraste